Editorias / EcoDesign
HOME | Posts | 2013 | Junho | Novaiorquino cria mini-horta com aquário à base de energia solar

EcoDesign

11 de Junho de 2013

Leia Também
 

Novaiorquino cria mini-horta com aquário à base de energia solar

plantador.jpg
No plantador, os resíduos dos peixes se tornam nutrientes para as plantas
Fotos: divulgação

A agricultura urbana é uma tendência crescente, mas nem sempre o espaço que temos disponível ajuda quem tem o desejo de produzir vegetais orgânicos em casa. Ao pensar nessa dificuldade, o novaiorquino Steve Cordova criou o Staquaponics, um plantador portátil conectado a um tanque de peixes, que além de funcional, deixa o ambiente mais aconchegante.

“Viver em uma área urbana torna os espaços limitados para as pessoas que desejam plantar seus próprios alimentos, por isso a minha ideia de criar um sistema modular nasceu”, afirmou o criador em seu site.

plantador-e-paineis-solares.jpg

Além de se encaixar facilmente em qualquer lugar, o produto utiliza painéis solares para gerar energia solar e então mover o motor que bombeia a água do tanque de peixes para o plantador.

Outro detalhe é que por meio das raízes as plantas absorvem os resíduos dos peixes e os utilizam como nutrientes, a exemplo da amônia, do nitrato e fósforo. 

plantador-com-peixe-1.jpg

O plantador de Cordova já produz alface, mas ele destaca que outros vegetais também podem se desenvolver, como ervas, couve, repolho e brócolis.

O projeto começou como parte do curso de Energia Sustentável para Tish ITP. Atualmente ele está compartilhando a iniciativa na esperança de que outras pessoas possam contribuir com a ideia e então aperfeiçoá-la ainda mais.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital