Editorias / Empresa Sustentável
HOME | Posts | 2013 | Maio | Empresas devem ouvir ciência para criar práticas sustentáveis, defende Peter Bakker

Empresa Sustentável

08 de Maio de 2013

 

Empresas devem ouvir ciência para criar práticas sustentáveis, defende Peter Bakker

 bakker-ecod.jpg
Bakker: o modelo atual de negócios não pode mais continuar se as empresas desejam realmente se tornar sustentáveis
Foto: Fórum Econômico de Davos

Peter Bakker é o presidente do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), órgão considerado como o mais importante a lutar por questões ambientais na iniciativa privada. Os números comprovam: são 60 conselhos nacionais e regionais em 36 países e de 22 setores industriais, além de 200 empresas multinacionais que atuam em todos os continentes e faturam anualmente US$ 7 trilhões, gerando 13 milhões de empregos diretos. 

Em visita recente ao Brasil, onde conversou com representantes nacionais do grupo, no Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Bakker concedeu entrevista ao jornal O Globo, publicada na terça-feira, 7 de maio, na qual expôs algumas de suas opiniões sobre a relação do setor privado com a sustentabilidade.

As empresas que empurram outras empresas em direção às práticas sustentáveis geram resultados reais"
Peter Bakker, presidente do WBCSD

Segundo o presidente do WBCSD, o modelo atual de negócios não pode mais continuar se as empresas desejam realmente se tornar sustentáveis. "Algumas das maiores referências dos últimos anos têm sido as empresas que estimulam outras corporações a adotarem melhores práticas e a inovarem. O Wal-Mart, por exemplo, abriu mais espaço nas prateleiras para produtos desenvolvidos de forma sustentável e cortou 20 milhões de toneladas métricas de emissões de gases de efeito estufa (GEE) de sua cadeia de suprimentos", exemplificou.

Bakker também citou o exemplo da Pepsi, que exigiu uma melhor contabilização das emissões de GEE de seus produtores de laranja. Já a GE, segundo ele, anunciou recentemente a maior compra de veículos elétricos da história. Foram 25 mil carros.

"As empresas que empurram outras empresas em direção às práticas sustentáveis geram resultados reais. A inovação cria novas oportunidades e fatalmente leva a um futuro ambientalmente correto", defendeu Bakker.

De acordo com o presidente do WBCSD, as empresas devem ouvir o que os cientistas estão nos dizendo. "Devemos incorporar as melhores provas que a ciência pode nos dar na definição de prioridades para soluções sustentáveis", enfatizou Peter Bakker.

 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital