Editorias / Vida e Saúde
HOME | Posts | 2013 | Março | Cozinha EcoD: Couve-flor gratinada light

Vida e Saúde

24 de Março de 2013

 

Cozinha EcoD: Couve-flor gratinada light

capa-cozinha.jpg
Foto: Figos&Funghis

A Páscoa está logo aí e se você ainda não decidiu o que vai fazer, aproveite a sugestão de Fabiana Pinfildi do blog Figos&Funghis e inspire-se, afinal de contas, datas assim são a melhor desculpa para ir pra cozinha e preparar uma comida super especial. A receita da blogueira além de prática é acima de tudo saudável.

A couve-flor é uma grande aliada na perda de peso por ter muita água em sua composição e por ter pouquíssimas calorias.

Aprenda a fazer a couve-flor gratinada light com a Fabiana;

"Couve-flor é sem dúvida uma das maiores delícias do reino vegetal, mas, além disso, é um ingrediente super versátil na cozinha e que possibilita infinitas combinações e formas de preparo. Há pouco tempo atrás descobri também as qualidades nutricionais da couve-flor, que é uma grande aliada nas dietas de perda de peso por ter muita água em sua composição e por ter pouquíssimas calorias (100g de couve-flor possui apenas 22 calorias). Vitamina C, cálcio, magnésio, potássio e ácido fólico são outros componentes importantes da couve-flor que ainda tem poderes antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas. Uma vez minha nutricionista me disse: se entope de couve-flor porque ela sacia e não engorda! hahahahah. Com tanta coisa boa assim quem é que não vai aderir?"

Ingredientes:
(Para 2 pessoas)

  • 3 xícaras (chá) de couve-flor lavada e separada em buquês;
  • 1 colher (sopa) de azeite;
  • 4 colheres (sopa) de creme de ricota;
  • 3 colheres (sopa) de leite desnatado;
  • 2 dentes de alho bem picados;
  • pimenta e sal a gosto;
  • 1 colher (sopa) de farinha de pão (opcional).

Modo de Preparo:

Cozinhe a couve-flor no vapor até que esteja al dente, sem deixar que amoleça. Num pote misture o creme de ricota, o leite, o azeite e o alho bem picado e tempere com sal a gosto. Coloque a couve-flor em potinhos e cubra com o creme de ricota temperado. Se quiser finalize com um pouco de farinha de pão sobre cada porção de couve-flor. Leve para gratinar por 20 minutos em forno médio ou até que a superfície esteja douradinha. Sirva bem quente.

A minha eu servi acompanhada de uma porção de massa integral com molho ao alho e óleo com nozes, achei que a combinação ficou perfeita! Mas com arroz integral também fica ótimo.

Bom Apetite!

logo-figos-funghis.jpgFabiana Pinfildi :: Blog Figos & Funghis
* Cozinheira por vocação, Fabiana é formada em direito. A advogada atuante se declara autodidata na cozinha. Ela cria as receitas a partir de várias tentativas.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital