Editorias / Água
HOME | Posts | 2013 | Novembro | A onda perfeita... em um mar de lixo

Água

11 de Novembro de 2013

Leia Também

Água

O Compromisso de Honolulu 12 de Maio de 2011

O Compromisso de Honolulu

 

A onda perfeita... em um mar de lixo

wave-ecod.jpg
Fotos: Zak Noyle/Reprodução

Era uma vez um pequeno país formado por milhares de ilhas, cercado de belezas singulares, praias paradisíacas, ondas perfeitas e... lixo, muito lixo. Infelizmente, este não é um texto de ficção. Na Indonésia, nação do mar dos sonhos dos surfistas, dificilmente dá para “pegar onda” sem se deparar com outro mar de resíduos.

A denúncia foi feita pelo fotógrafo Zak Noyle que, ao filmar o surfista indonésio Dede Surinaya em uma baía desabitada, registrou a água coberta por lixo. De acordo com a entrevista que Noyle concedeu à GrindTV, embora a baía estivesse a quilômetros de qualquer cidade, correntes marítimas trataram de trazer o lixo da ilha mais povoada do mundo, Java.

wave-ecod2.jpg

“Foi uma loucura. Eu ficava vendo os pacotes de macarrão flutuando perto de mim”, relatou Noyle. “Foi muito desagradável estar lá, eu ficava pensando que iria ver alguma espécie de cadáver, com certeza.”

Infraestrutura

Formada por mais de 17 mil ilhas, a Indonésia sofre com uma precária infraestrutura de coleta de resíduos. Sem ter coleta regular, muitos indonésios descartam o lixo nas ruas ou em leitos de rios, que inevitavelmente são arrastados até o mar, ou então o incineram, gerando uma poluição invisível tão nociva quanto a marinha.

wave-ecod3.jpg

Segundo Anna Cummins, co-fundadora da 5 Gyres, uma organização sem fins lucrativos que navega o mundo pesquisando a poluição do plástico, o problema não é exatamente a falta de consciência da população.

“Nós conhecemos muitas pessoas que gostariam de fazer a coisa certa, mas simplesmente não têm acesso a uma coleta/eliminação de resíduos básica”, declarou ao The Washington Post. “O cheiro de plástico queimado está sempre presente. A justaposição da incrível beleza natural com a frustrante poluição em Bali foi devastadora”.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital