Editorias / Empresa Sustentável
HOME | Posts | 2013 | Novembro | "Para ser um líder sustentável é preciso paixão, dedicação e transparência”

Empresa Sustentável

01 de Novembro de 2013

Leia Também
 

"Para ser um líder sustentável é preciso paixão, dedicação e transparência”

ideia-ecod.jpg
Ricardo Voltolini (à esq.) convida os líderes palestrantes e a equipe de Ideia Sustentável para subir ao palco no final do encontro
Foto: Divulgação

Em uma noite de muitas histórias motivadoras, o terceiro encontro anual de líderes da Plataforma Liderança Sustentável reuniu na quarta-feira, 30 de outubro, mais de 300 executivos que lotaram o teatro da Livraria Cultura, em São Paulo. Logo no início do evento, Ricardo Voltolini, idealizador da Plataforma, apresentou as novidades, como a nova logomarca do movimento e o novo slogan: “Líderes que entregam resultados e valores.”

“Pensamos nesse slogan como a tradução fiel do que é a Plataforma, com pessoas capazes de gerar resultados sustentavelmente”, explicou Voltolini, que anunciou, ainda, dois novos programas educacionais a serem lançados em breve pela iniciativa: o “Jovem Líder Sustentável”, com o intuito de educar líderes de 15 a 22 anos; e o “Líderes Sustentáveis em Governos”, para profissionais da área pública.

Outra novidade anunciada durante o evento foi a criação da “Plataforma Liderança Sustentável Versão Executivos”. “Em nossas andanças pelo Brasil, constatamos que, em muitas empresas, o líder está muito distante da realidade do dia a dia da companhia. E os executivos, que atuam na linha de frente, nos cobravam um espaço no qual pudessem trocar experiências e motivar outros executivos”, conta Voltolini.

Os depoimentos das novas lideranças que se integraram à Plataforma nesta terceira etapa tiveram uma unanimidade: “Para ser um líder sustentável é preciso paixão, dedicação e transparência”. Essa foi a tônica de todos os discursos dos líderes da Schneider Electric, Samarco, Duratex, Santander, Even Construtora, Votorantim Metais e Renova Energia. Executivos do Itaú, Unilever e Itaipu também passam a integrar a Plataforma nesta etapa, porém não puderam estar presentes ao encontro.

Exemplos reais

Ao destacarem exemplos reais de como a sustentabilidade e o resultado podem sempre caminhar juntos, os líderes traduziram, em breves palavras, anos e até décadas de dedicação e empenho para transformar suas companhias em empresas de muito valor agregado, cuja filosofia principal é sempre a preocupação com o social. “Não é o lucro isolado que mobiliza, mas sim a possibilidade de transformação social”, ressaltou Ricardo Vescovi, da Samarco Mineração.

Ações como a capacitação de mais de 16 mil jovens na área elétrica, realizada pela Schneider; criação de um grande programa de prevenção de acidentes dentro da Samarco; microcrédito sustentável do Banco Santander; construção de prédios residenciais com certificação sustentável, da Even Construtora, entre muitas outras, denotam que a sustentabilidade advém do ato de agir, de querer transformar. “O líder sustentável deve liderar pelo exemplo, pois vale mais uma ação do que uma palavra colada na parede”, resumiu Tito Martins, da Votorantim Metais.

História do movimento

A Plataforma Liderança Sustentável nasceu em junho de 2011, a partir do primeiro livro de Ricardo Voltolini, “Conversas com Líderes Sustentáveis” (Senac/SP), com a missão de inspirar, conectar e educar novos líderes para o tema da sustentabilidade. Ela consiste, a rigor, em um conjunto de estratégias e ferramentas de gestão de conhecimento: livro, portal, videopalestras, encontros regionais, workshops, estudos, artigos e conteúdos para educadores que trabalham com o tema da sustentabilidade em escolas de negócio e universidades.

As ferramentas, conteúdos e o engajamento promovidos pela Plataforma Liderança Sustentável acabaram gerando um grande movimento, cuja meta é trabalhar 50 casos pessoais de presidentes de empresas durante um ciclo de cinco anos, com a abordagem de cinco temas em sustentabilidade: o estado da arte da liderança para a sustentabilidade (2011), educação (2012), estratégia (2013), inovação (2014), e comunicação (2015).

“Já foram realizados 186 encontros em 30 meses de existência, atingindo presencialmente 35 mil jovens líderes em todo o país. As videopalestras dos presidentes e especialistas, uma das nossas mais importantes ferramentas, já foram vistas por cerca de 250 mil pessoas”, comemora Voltolini.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital