Leve seu pneu inservível para o local que o comprou ou em postos de coleta
Como qualquer produto, ao final da vida útil o pneu precisa ser descartado da maneira ...
Coletivo Reciclagem oferece suporte para a gestão e capacitação de 300 cooperativas em 22 estados
Fotos: Divulgação
Todos os resíduos sólidos produzidos nas arenas da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ serão coletados e encaminhados à reciclagem. A garantia foi feita pela Coca-Cola Brasil, que será a responsável pela ação de gerenciamento do lixo produzido no mundial de futebol.
Para garantir a excelência do projeto, a empresa irá treinar toda a equipe de catadores que trabalhará durante os jogos. Ao todo, serão 840 catadores capacitados. Salvador recebeu o treinamento nesta quinta-feira, 13 de março, em um hotel da capital baiana.
O projeto Coletivo Reciclagem oferece suporte para a gestão e capacitação de 300 cooperativas em 22 estados. Em Salvador, todo o material coletado na Arena Fonte Nova será destinado à Rede CATABAHIA. A estimativa é que sejam produzidas cinco toneladas de resíduos passíveis de reciclagem a cada partida da competição, programada para junho.
O curso teve uma carga horária de 4h e nas aulas os catadores aprenderam a como manusear os equipamentos que serão utilizados durante o Mundial. Eles foram treinados também sobre a dinâmica de trabalho dentro do estádio, além de terem recebido informações sobre segurança e questões comportamentais.
“Avaliamos a experiência realizada na Copa das Confederações de forma bastante positiva e, em parceria com a Fifa, resolvemos levar a ação para as 12 cidades-sede. A participação dos catadores foi fundamental para o resultado. Pensando na Copa do Mundo, decidimos ir além e contribuir também para o crescimento profissional e pessoal desse grupo. Por isso criamos o treinamento, explicou Victor Bicca, diretor de assuntos governamentais, comunicação e sustentabilidade da Coca-Cola Brasil para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.
A iniciativa tem o objetivo de estimular a expansão da coleta seletiva de lixo urbano nas 12 cidades-sede. A reciclagem de resíduos está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010, que cria normas para a coleta, o destino final e o tratamento de lixo urbano e industrial, entre outros.
Três legados
Todas as ações da Coca-Cola durante a Copa das Confederações (realizada em 2013) e da Copa do Mundo serão baseadas nos três legados que a companhia pretende deixar para o País com o evento: reciclagem, comunidade e vida ativa.
Durante a Copa das Confederações, a Coca-Cola, em parceria com a Fifa, foi responsável pelo gerenciamento de todo o resíduo sólido produzido nos seis estádios da competição. O material coletado foi encaminhado à reciclagem nas cooperativas apoiadas pela Coca-Cola Brasil, por meio do projeto Coletivo Reciclagem. Após a realização das 16 partidas da competição, 70 toneladas de resíduos sólidos foram enviadas para reciclagem. A iniciativa será ampliada para as 12 cidades-sede do Mundial de 2014.
Faça sua doação!
Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.
Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.
Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!
Comentários