Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Posts | 2014 | Catadores recebem treinamento para gestão de resíduos nos estádios da Copa

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

13 de Março de 2014

 

Catadores recebem treinamento para gestão de resíduos nos estádios da Copa

coca-catadores-copa-ecod.jpg
Coletivo Reciclagem oferece suporte para a gestão e capacitação de 300 cooperativas em 22 estados
Fotos: Divulgação

Todos os resíduos sólidos produzidos nas arenas da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ serão coletados e encaminhados à reciclagem. A garantia foi feita pela Coca-Cola Brasil, que será a responsável pela ação de gerenciamento do lixo produzido no mundial de futebol.

Para garantir a excelência do projeto, a empresa irá treinar toda a equipe de catadores que trabalhará durante os jogos. Ao todo, serão 840 catadores capacitados. Salvador recebeu o treinamento nesta quinta-feira, 13 de março, em um hotel da capital baiana.

O projeto Coletivo Reciclagem oferece suporte para a gestão e capacitação de 300 cooperativas em 22 estados. Em Salvador, todo o material coletado na Arena Fonte Nova será destinado à Rede CATABAHIA. A estimativa é que sejam produzidas cinco toneladas de resíduos passíveis de reciclagem a cada partida da competição, programada para junho.

O curso teve uma carga horária de 4h e nas aulas os catadores aprenderam a como manusear os equipamentos que serão utilizados durante o Mundial. Eles foram treinados também sobre a dinâmica de trabalho dentro do estádio, além de terem recebido informações sobre segurança e questões comportamentais.

A iniciativa tem o objetivo de estimular a expansão da coleta seletiva de lixo urbano nas 12 cidades-sede

“Avaliamos a experiência realizada na Copa das Confederações de forma bastante positiva e, em parceria com a Fifa, resolvemos levar a ação para as 12 cidades-sede. A participação dos catadores foi fundamental para o resultado. Pensando na Copa do Mundo, decidimos ir além e contribuir também para o crescimento profissional e pessoal desse grupo. Por isso criamos o treinamento, explicou Victor Bicca, diretor de assuntos governamentais, comunicação e sustentabilidade da Coca-Cola Brasil para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.

A iniciativa tem o objetivo de estimular a expansão da coleta seletiva de lixo urbano nas 12 cidades-sede. A reciclagem de resíduos está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010, que cria normas para a coleta, o destino final e o tratamento de lixo urbano e industrial, entre outros.

darana2-ecod.jpg

Três legados

Todas as ações da Coca-Cola durante a Copa das Confederações (realizada em 2013) e da Copa do Mundo serão baseadas nos três legados que a companhia pretende deixar para o País com o evento: reciclagem, comunidade e vida ativa.

Presente em cerca de 150 comunidades de 13 estados brasileiros e no Distrito Federal, o Projeto Coletivo Coca-Cola planeja capacitar cerca de 115 mil jovens até o fim de 2014, quando estarão preparados para atuar no mercado de trabalho. A Coca-Cola Brasil pretende utilizar parte desta mão de obra durante o evento.

Durante a Copa das Confederações, a Coca-Cola, em parceria com a Fifa, foi responsável pelo gerenciamento de todo o resíduo sólido produzido nos seis estádios da competição. O material coletado foi encaminhado à reciclagem nas cooperativas apoiadas pela Coca-Cola Brasil, por meio do projeto Coletivo Reciclagem. Após a realização das 16 partidas da competição, 70 toneladas de resíduos sólidos foram enviadas para reciclagem. A iniciativa será ampliada para as 12 cidades-sede do Mundial de 2014.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital