Editorias / Cidades Sustentáveis
HOME | Posts | 2014 | Decreto quer transformar vagas de carro na rua em espaço para as pessoas

Cidades Sustentáveis

14 de Março de 2014

Leia Também
 

Decreto quer transformar vagas de carro na rua em espaço para as pessoas

 parklet-sfrancisco-ecod.jpg
Parklet na Valencia Street, em São Francisco (EUA)
Foto: Mark Hogan/Wikimedia Commons

São Paulo poderá tornar-se, em breve, a primeira cidade brasileira a regulamentar espaços exclusivamente para pessoas no lugar de carros. A intenção foi adiantada pelo prefeito Fernando Haddad na segunda-feira, 11 de março, durante uma reunião na qual o gestor prometeu a publicação de uma chamada pública de convocação às empresas interessadas em instalar deques sobre vagas para veículos em ruas da capital paulista. 

A matemática é mais ou menos essa: no lugar de dois carros estacionados na rua, a prefeitura permitiria a construção de espaços permanentes para as pessoas conviverem, os chamados "parklets" (também conhecidos como "vagas vivas").

A primeira Vaga Viva foi instalada por cidadãos em São Francisco, nos Estados Unidos, em 2006.

O regramento da instalação dos parklets envolverá somente vias com velocidade máxima de 40km/h e onde não haja trânsito intenso de veículos motorizados. Em alguns locais será necessária a extinção da Zona Azul, que cobra uma taxa para o estacionamento de automóveis na rua de hora em hora. Um dos locais apontados por Haddad como candidatos à alteração urbanística é a Vila Madalena, na zona oeste da cidade.

Independentemente da localização, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano deverão se encarregar da avaliação individual das solicitações e de sua viabilidade física, levando em conta aspectos como o número de pessoas que circularão pelo local, por exemplo.

"Vagas vivas"

Prática regular de cidadãos e organizações voltadas à humanização das cidades, as vagas vivas são uma ocupação de vagas de estacionamento de carros transformadas em espaço para convivência, lazer e até áreas verdes, com plantas, bancos, entre outros elementos, como uma extensão da calçada.

A primeira Vaga Viva foi instalada por cidadãos em São Francisco, nos Estados Unidos, em 2006. A partir de então, tornou-se uma política urbanística local e é atualmente a cidade norte-americana que possui o maior número de estruturas. Posteriormente, houve instalações de parklets em cidades como Boston, também nos Estados Unidos, Puebla de Zaragoza, no México, e Vancouver, no Canadá.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital