Editorias / Arquitetura e Construção
HOME | Posts | 2014 | Documentário mostra montagem de jardim vertical em prédio de São Paulo (Assista)

Arquitetura e Construção

13 de Fevereiro de 2014

Leia Também
 

Documentário mostra montagem de jardim vertical em prédio de São Paulo (Assista)

Movimento 90º - edifício Honduras from vapor324 on Vimeo.

Quando o assunto é arquitetura sustentável, os jardins verticais popularizam-se cada vez mais em todo o mundo. Aqui no EcoD, já mostramos dezenas deles, e até mesmo uma lista com os dez mais bonitos ao redor do planeta. Sobram benefícios quanto à instalação dessas estruturas nas edificações: além de belas, reduzem o cinza e disfarçam o excesso de cimento das cidades, servem como filtro de gases poluentes, são isolantes térmicos e acústicos, umidificadores de ar e fortalecem a relação entre homem e natureza.

O documentário acima mostra o processo de montagem do jardim vertical do Edifício Honduras, situado ao lado do Minhocão, em São Paulo. A iniciativa foi do Movimento 90º, principal incentivador deste tipo de espaço na maior cidade do Brasil. Engajado, o grupo tem espalhado jardins por diversos cantos da capital paulista, como contribuição para a melhoria de vida dos habitantes.

aspicuelta-ecod.jpg
Jardim vertical da rua Aspicuelta, feito em maio de 2013
Fotos: Movimento 90º

Segundo o Movimento 90º, cerca de 400 prédios do centro expandido podem ser forrados por jardins e mudar a paisagem urbana da cidade. O grupo nasceu por meio de um estudante de paisagismo e um de arquitetura que, incomodados com a falta de espaços verdes e o hábito de moradores de viajar para outros lugares em busca de contato com a natureza, tiveram a ideia de criar os paredões, também conhecidos como "empenas cegas".

jardim-vertical-sp.jpg
Jardim vertical no Minhocão, em projeto concluído em dezembro de 2013

A instalação dos jardins diminui em 60% a concentração de fuligem no entorno e em 30% a poluição em geral

Hoje, o Movimento 90º reúne dezenas de integrantes, que em maio de 2013 lançou até um manifesto no qual defendem a instalação de jardins verticais. Até dezembro, três projetos haviam se tornado realidade: um na rua Augusta, um na rua Aspicuelta e outro no Minhocão.

A inspiração veio do trabalho do botânico francês Patrick Blanc. Considerado o "pai dos jardins verticais", o especialista começou a implantá-los a partir da década de 1990.

Como funciona

De acordo com o Movimento 90º, o primeiro passo do processo é o mapeamento das áreas. Em seguida vem a tarefa (nada fácil) de convencer os moradores, para depois correr atrás de patrocinadores.

O jardim é construído sobre um suporte instalado a 5 centímetros de distância da parede, o que afasta o risco de infiltração. Há sistemas de irrigação e fertilização automáticos paralelos que, no caso de incidência de pragas, podem ser usados para pulverização de pesticidas. A implantação leva cerca de 20 dias.

jardim-vertical-ecod2.jpg
Projeção do Movimento 90º

Legado para a cidade

O patrocinador banca o projeto de um a três anos e se compromete a retirar o jardim no fim do prazo, caso o condomínio se recuse a assumir os custos de manutenção. A dificuldade de conseguir patrocinadores, segundo o paisagista Guil Blanche (um dos integrantes do movimento) afirmou ao portal IG, está em encontrar diretores de marketing dispostos a "deixar um legado para a cidade". Na implantação do projeto, o desafio é lidar com a estrutura antiga das paredes e a falta de espaço físico no entorno.

A instalação dos jardins diminui em 60% a concentração de fuligem no entorno e em 30% a poluição em geral. O barulho reverberado pelos paredões é abafado pelas plantas e a incidência de sol e calor, amenizada. O maior desejo de Blanche é ver o Minhocão transformado em um corredor verde, com a ocupação das 140 “empenas cegas” mapeadas formando um verdadeiro parque vertical.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital