Editorias / Arquitetura e Construção
HOME | Posts | 2014 | Especialista elege os dez jardins verticais mais belos do mundo

Arquitetura e Construção

03 de Fevereiro de 2014

Leia Também
 

Especialista elege os dez jardins verticais mais belos do mundo

Tendência cada vez mais frequente no paisagismo e opção sustentável para as construções das grandes cidades, os jardins verticais embelezam o ambiente, melhoram a atmosfera e reduzem a poluição, seja em prédios públicos, empresas ou residências.

Consultada pela revista Casa, a paisagista e agrônoma brasileira Ana Paula Magaldi escolheu os dez jardins mais bonitos do mundo. A especialista em jardins tropicais e pioneira do conceito de jardins verticais atua há 20 anos no mercado de paisagismo corporativo e residencial, no qual já desenvolveu centenas de projetos.

padrinos-ecod.jpg

  • Restaurante Padrinos (México)

O escritório VerdMX assina um projeto de jardim vertical no centro da Cidade do México em que diferentes tonalidades de verdes encantam os clientes que se deliciam com as carnes oferecidas em um antigo palácio.

jardim-shopping-ecod.jpg

  • Fachada do Shopping Il Fiordaliso, em Rozanno (Itália)

Uma estrutura que esconde milhares de vasos, encaixados uns aos outros. Assim é esse projeto paisagístico assinado pelo arquiteto Francisco Bollani, em uma região próxima a Milão. Foram utilizadas mais de 44 mil plantas. Contudo, o trabalho custou mais de 1 milhão de euros.

casa-ecod.jpg

  • Casa Particular Jardim Europa (São Paulo, Ana Paula Magaldi)

Dotado de diferentes espécies da flora brasileira, o jardim projetado por Ana Paula Magaldi integra uma residência de uma família do Jardim Europa, em São Paulo. Trata-se de um dos projetos favoritos de seu portfólio. O verde alia-se à arquitetura da casa, formando um visual incrível.

galeria-ecod.jpg

  • Edifício Caixa fórum, em Madri (Espanha)

Uma antiga central elétrica reconstruída pelos arquitetos suíços do escritório Herzog de Meuron foi transformada na galeria de exposições Caixa Forum, situada próximo a grandes museus de Madri.

“Trata-se de um dos primeiros jardins verticais sem sulcos ou frestas do mundo. Mais de 15 mil plantas protegem a fachada do edifício histórico da ação do tempo e amenizam a temperatura interna”, observa a paisagista Ana Paula Magaldi.

botanico-ecod.jpg

  •  Cloud Forest Dome, em Cingapura

Plantas como samambaias, bromélias, antúrios e musgos compõem o jardim botânico Gardens by the Day, situado em Cingapura. “Trata-se de uma mega-estrutura construída no jardim botânico. O conjunto de jardins verticais distribuídos pelo novo centro visa transformar o local em uma cidade verde”, explica Ana Paula Magaldi.

estacionamento-ecod.jpg

  • Edwards Lifescience, em Irnivi (Califórnia/Estados Unidos)

“Projetado para um prédio de estacionamentos, esse jardim alia qualidade de vida à conscientização, uma vez que os motoristas são impelidos a conviverem com a natureza, mesmo no caos urbano causado pelos carros”, defende a paisagista Ana Paula Magaldi. Com 372m de altura, a estrutura verde tem mais de 40 espécies de plantas.

londres-ecod.jpg

  • Jardim Van Gogh (Londres/Inglaterra)

Já ouviu falar no famoso quadro "Campo de Trigo com Cipestres", obra de Van Gogh? Neste jardim vertical (acima) ele ganha vida por meio de uma parceria entre a Galeria Nacional da Inglaterra e a GE. Para imitar a textura e as cores da pintura, foram usadas mais de 8 mil plantas de 26 variedades.

 

  • Jardins pela Cidade do México (México)

“Com a intenção de promover o design verde e melhorar a qualidade de vida nos espaços urbanos e revitalizá-los, o grupo VERDMX inovou ao aliar design, ecologia e transformação urbana, com sete jardins verticais que são verdadeiras esculturas colossais”, diz Ana Paula Magaldi, paisagista.

Segundo a VerdMX, organização sem fins lucrativos que promove o design verde nos espaços urbanos, cada metro quadrado de um jardim vertical é capaz de capturar na atmosfera, anualmente, até 130 gramas de poeira gerada pela poluição. Ao longo de um ano, um prédio de quatro andares com a fachada “revestida” por um jardim, por exemplo, pode filtrar 40 toneladas de gases nocivos à saúde, além de apreender e processar 15kg de metais pesados presentes no ar, tais como chumbo, cádmio e cobre.

 toulouse-ecod.jpg

  • Jardim Vertical Cité de L’Espace (Toulouse/França)

O jardim de Toulouse é assinado por Patrick Blanc. Um conceituado botânico francês, especializado em plantas de florestas tropicais. Ele foi um dos orientandos do professor Stanley White Hart, da Universidade de Illinois, conhecido por ser um dos pioneiros na construção de jardins verticais no mundo.

universidade-ecod.jpg

  • Jardins da Universidad Del Claustro de Sor Juana na Cidade do México (México)

História e design contemporâneo encontram-se nesse projeto. "O edifício histórico tem sua fachada coberta com vegetação em formas orgânicas”, justifica a escolha a paisagista Ana Paula Magaldi.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital