Editorias / Economia e Política
HOME | Posts | 2014 | Indústria da energia renovável empregou 6,5 milhões em 2013

Economia e Política

13 de Maio de 2014

Leia Também

Energia

EcoD Básico: Energia Solar 23 de Outubro de 2008

EcoD Básico: Energia Solar

 

Indústria da energia renovável empregou 6,5 milhões em 2013

energia-solar-ecod.jpg
A área que mais emprega na indústria renovável em todo o mundo é a de energia solar
Foto: Activ Solar

Os chamados "empregos verdes" (green jobs) crescem cada vez mais em todo o mundo, levando-se em conta que os efeitos das mudanças climáticas e da escassez de recursos naturais também registram alta. Só na indústria de energia renovável, aproximadamente 6,5 milhões de pessoas estavam empregadas em 2013.

A conclusão consta de um novo estudo da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) divulgado na segunda-feira, 12 de maio. Quase 1 milhão de novos postos de trabalho em energia renovável foram criados no ano passado, aponta o relatório, que destaca o papel importante do setor na criação de emprego e crescimento da economia global.

A indústria solar é seguida pela indústria de biocombustíveis líquidos e pela indústria eólica

De acordo com o estudo, a área que mais emprega na indústria renovável em todo o mundo é a de energia solar, com cerca de 2,27 milhões de pessoas.

Na China, maior empregador em renovável, com 2,6 milhões de empregos, a instalação de painéis fotovoltaicos cresceu cinco vezes entre 2011 e 2013.

Mais que um nicho

A indústria solar é seguida pela indústria de biocombustíveis líquidos, com 1,4 milhão de pessoas empregadas e pela indústria eólica, com mais de 800 mil funcionários.

empregos-verdes.jpg
Mapa dos empregos verdes em energia renovável mostra que o Brasil só perde para a China na geração de postos de trabalho
Imagem: Reprodução/Irena

"Com 6,5 milhões de pessoas empregadas, direta ou indiretamente, em energia renovável, a indústria prova que não é mais um nicho, tornou-se um empregador significativo em todo o mundo", destacou o diretor-geral da Irena Adnan Amin Z, durante o lançamento do estudo.

Brasil
Dos 6,5 milhões de empregos em energia renovável registrados em 2013, 894 mil foram registrados no Brasil, segundo o estudo. O país só fica atrás da China na geração de postos de trabalho verdes, a frente da União Europeia (760 mil), Estados Unidos (625 mil) e Índia (391 mil).

Conforme o levantamento, no Brasil, a maior parte desses empregos está concentrada na geração de etanol da cana de açúcar e biodiesel.

- Conheça o estudo da Irena na íntegra, em PDF (em inglês) - 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital