Editorias / Energia
HOME | Posts | 2014 | Já em operação, maior usina solar do mundo pode abastecer 140 mil casas

Energia

14 de Fevereiro de 2014

Leia Também

Cartilha sobre eletricidade solar 03 de Abril de 2012

Cartilha sobre eletricidade solar

Energia

EcoD Básico: Energia Solar 23 de Outubro de 2008

EcoD Básico: Energia Solar

 

Já em operação, maior usina solar do mundo pode abastecer 140 mil casas

usina1-ecod.jpg
Nova gigante do setor de energias renováveis tem capacidade para abastecer cerca de 140 mil casas na Califórnia
Fotos: Brightsource

É no deserto da Califórnia (EUA), em uma área de 13 km², que a maior usina solar do mundo começou a operar na quinta-feira, 13 de fevereiro. Batizado de Ivanpah Solar Electric Generating System, o empreendimento conta com 300 mil espelhos para coletar a luz do sol e tem capacidade bruta de produção de 392 megawatts de energia.

A nova gigante do setor de energias renováveis tem capacidade para abastecer cerca de 140 mil casas na Califórnia. Ao adotar a energia solar, essas residências deixariam de emitir 400 mil toneladas métricas de CO2 por ano - o equivalente a remover 72 mil veículos das ruas.

Até então, o título de maior usina solar do mundo pertencia a Shams 1, situada em Abu Dhabi (Emirados Árabes), e cuja capacidade gera 100 megawatts de energia. Agora, o empreendimento que pertence às companhias NRG Energy, BrightSource Energy e Google, tomou a primeira posição, depois de ter resolvido questões regulatórias e problemas jurídicos.

"Corrida do ouro"

"Agora você está vendo uma corrida do ouro voltada aos projetos de energia renovável", destacou ao The Guardian Fong Wan, vice-presidente sênior para aquisição de energia da Pacific Gas and Electric, que comprou cerca de dois terços da eletricidade que a usina Ivanpah irá produzir.

usina2-ecod.jpg
Torre da usina Ivanpah recebe a radiação solar captada pelas placas 

"Uma das vantagens das usinas solares é que elas podem ser instaladas em locais pouco habitáveis, como os desertos, por meio de milhares de painéis. Mas o mercado ainda está tentando determinar o que seria um tamanho ideal", observou Rhone Resch, presidente da Associação Americana de Indústrias de Energia Solar.

Segundo o executivo, os grandes empreendimentos solares, como a usina Ivanpah (orçado em US$ 2,5 bilhões), podem gerar tanta eletricidade quanto uma usina a carvão ou gás natural, com a vantagem de não ser poluente.

Mas ainda há um longo caminho a percorrer. Em 2012, as usinas de carvão e gás natural produziram 37% e 30% da eletricidade dos EUA, respectivamente, de acordo com dados da Energy Information Administration , enquanto a energia eólica gerou 3,5% e a solar apenas 0,1%.

Assista a detalhes da construção da usina:

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital