Editorias / Juventude
HOME | Posts | 2014 | Jovem de 19 anos cria sistema que promete limpar metade do Pacífico

Juventude

21 de Junho de 2014

Leia Também
 

Jovem de 19 anos cria sistema que promete limpar metade do Pacífico

garoto-oceano-ecod.jpg
Jovem criou forma de despoluir oceanos através de barreiras flutuantes
Foto: Divulgação

O plástico representa uma das maiores ameaças ambientais aos ecossistemas marinhos. A má destinação desses resíduos contribui para a poluição da água e pode culminar na morte de animais que confundem essas substâncias com alimentos. Ao pensar nisso, um jovem de apenas 19 anos encontrou uma possível solução para limpar metade do oceano Pacífico em 10 anos.

O plano do holandês Boyan Slat consiste em uma barreira flutuante que aproveita as correntes oceânicas ao fazer uma espécie de trincheira que bloqueia o lixo encontrado nas águas.

A ideia nasceu quando Slat foi mergulhar na Grécia e viu um volume de plástico no mar maior do que de peixes. "Infelizmente, o plástico não desaparece por si só. Daí eu me perguntei, por que não podemos limpar isso?", questionou o jovem.

A iniciativa, que tem apoio de mais de 100 pesquisadores e ambientalistas, projeta remover 65 metros cúbicos de lixo por dia

Em um experimento com um protótipo, o sistema flutuante recolheu plásticos em até três metros de profundidade e coletou uma quantidade pequena de zooplânctons, que auxilia na reciclagem do polímero.

O conceito de Slat utiliza as correntes oceânicas naturais e ventos para transportar naturalmente os plásticos para uma plataforma de coleta. No lugar de usar redes e embarcações para remover o plástico da água, barreiras flutuantes sólidas são usados ​​para fazer o entrelaçamento.

"Vaquinha na internet"

A iniciativa, que tem apoio de mais de 100 pesquisadores e ambientalistas, projeta remover 65 metros cúbicos de lixo por dia. Com um site que mostra todo o procedimento, Slat faz uma “vaquinha virtual” para colocar seu plano em ação.

O valor de 2 milhões de dólares é alto mas, em apenas duas semanas, o jovem já conseguiu 34% do montante com doações que variam de cerca de cinco dólares até dez mil dólares. Ao colaborar, o doador sabe o quanto o valor dado significa em retirada de lixo do oceano.

As doações podem ser feitas pelo site desenvolvido por Slat para o projeto.

Assista ao vídeo do projeto, que já tem mais de 1 milhão de visualizações:
 

 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital