Editorias / Voluntariado
HOME | Posts | 2014 | Moradores de favela mantém horta comunitária em antigo depósito de lixo

Voluntariado

12 de Dezembro de 2014

Leia Também
 

Moradores de favela mantém horta comunitária em antigo depósito de lixo

favela-horta-ecod.jpg
Hoje, conforme a iniciativa dos moradores da Vila Nova Esperança ganha visibilidade, nascem contribuições e parcerias
Foto: Câmara SP

Vila Nova Esperança. O nome da comunidade situada em São Paulo não poderia ser mais sugestivo. Na favela que existe desde 1960 e que conta com cerca de 600 famílias, a solução encontrada para diminuir o acúmulo do lixo e evitar um possível despejo foi a criação, no ano de 2002, de uma horta comunitária.

A precariedade em serviços básicos como luz elétrica, asfalto, água encanada, coleta de resíduos e esgoto não impediu que os moradores da Nova Esperança se organizassem para a criação da horta. Logo, as pessoas pararam de jogar lixo no espaço e a ameaça de desapropriação foi afastada.

Como o tamanho da horta era limitado, no início era preciso colher as verduras para poder plantar mais. Hoje, conforme a iniciativa dos moradores da Vila Nova Esperança ganha visibilidade, nascem contribuições e parcerias.

horta2-ecod.jpg

Tudo que sai da horta é compartilhado na comunidade.

Recentemente, a Sabesp cedeu um terreno vizinho para que o cultivo seja ampliado junto com a construção de uma creche e um campinho de futebol. No momento, a associação busca recursos de empresas privadas para as obras poderem começar.

Mutirões periódicos

Tudo que sai da horta é compartilhado na comunidade. O plantio é feito em mutirões de até 50 pessoas, realizados periodicamente. Com a ampliação da área, a ideia é poder comercializar parte do volume colhido, com a geração de trabalho e renda para os moradores. A proteção das hortaliças é feita com materiais reutilizados, como garrafas PET.

horta09-ecod.jpg

Em 2014, o projeto da horta comunitária de Vila Nova Esperança ganhou o primeiro lugar na categoria Consolidação de Direitos Territoriais e Culturais do Prêmio Milton Santos, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital