Editorias / Cidades Sustentáveis
HOME | Posts | 2014 | Movimento Salvador Vai de Bike comemora 200 mil viagens de bicicleta

Cidades Sustentáveis

06 de Maio de 2014

Leia Também
 

Movimento Salvador Vai de Bike comemora 200 mil viagens de bicicleta

ciclofaixa-ecod.jpg
Ciclofaixas estimulam a adesão de novos ciclistas na terceira maior capital do país
Foto: Divulgação

O Movimento Salvador Vai de Bike ultrapassou nesse último final de semana a marca de 200 mil viagens do sistema público de bicicletas compartilhadas, inaugurado na cidade em setembro de 2013.

Iniciativa da prefeitura municipal em parceria com a empresa Serttel e o banco Itaú, o programa contempla 40 estações de bicicletas distribuídas em pontos estratégicos da cidade, três ciclofaixas de lazer e turismo - Comércio, Campo Grande/Centro Histórico, Parque da Cidade/Orla -, e ainda ações permanentes de educação e conscientização, realização de eventos e atividades pró-uso de bicicletas; implantação e requalificação da infraestrutura cicloviária e políticas públicas voltadas para o setor.

Além do objetivo de incentivar o uso de bicicletas na cidade, ao buscar impactar positivamente a mobilidade urbana, melhoria da saúde e qualidade de vida da população, o programa também tem a preocupação de estimular o desenvolvimento econômico, por meio do estímulo aos chamados “bike negócios”.

Já são mais de 143 mil pessoas cadastradas e percebe-se um grande engajamento dos soteropolitanos

Desenvolvido pelo Escritório Municipal da Copa do Mundo da Fifa (Ecopa), em parceria com Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador) e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes (Semut), o sistema público de bicicletas compartilhadas conta também com o apoio de diversos órgãos municipais como a Guarda Municipal, Sucom e Semop.

Índices elevados

Os números revelam a grande participação da população. Em pouco tempo já são mais de 143 mil pessoas cadastradas e percebe-se um grande engajamento dos soteropolitanos.

“Salvador apresenta índices elevadíssimos de uso das bicicletas compartilhadas e se destaca em relação às demais capitais brasileiras. As pessoas têm usado para ir ao trabalho, à escola, à faculdade, para lazer e até para fazer compras”, avalia Isaac Edington, secretário do Ecopa e também responsável pela coordenação do Movimento Salvador Vai de Bike, ao lembrar, inclusive, que esse meio de transporte e lazer é ótimo para à saúde.

salvador-bike-ecod.jpg

Desafio 

“Um dos desafios atuais é fazer com que as bikes se tornem uma importante alternativa de transporte em nossa cidade, por isso estamos investindo na criação de novos circuitos cicloviários e requalificado os que já existiam”, afirma Fabrizzio Muller, superintendente da Transalvador.

Para quem ainda não experimentou o uso das bicicletas laranjinhas vai a dica: para se cadastrar, o usuário deve acessar o site http://www.salvadorvaidebike.salvador.ba.gov.br/, onde, inclusive, é realizado o pagamento da anuidade no valor de R$10, através de cartão de crédito.

Uma novidade do programa é que os ciclistas que utilizam as bicicletas laranjinhas têm agora um telefone unificado, que pode ser utilizado tanto para desbloquear as bikes nas estações, quanto para falar com a central de atendimento do programa. É o 4003 – 9892, que funciona no mesmo período das estações de compartilhamento, das 6 às 22 horas.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital