Editorias / Eventos e Campanhas
HOME | Posts | 2014 | Projeto promove limpeza do mar antes e depois do Carnaval de Salvador

Eventos e Campanhas

26 de Fevereiro de 2014

Leia Também
 

Projeto promove limpeza do mar antes e depois do Carnaval de Salvador

mergulho-ecod.jpg
Ação limpará toda a extensão da Praia da Barra, uma das mais procuradas da cidade
Foto: Divulgação

Retirar o máximo de lixo do fundo do mar em um momento de intensa atividade turística, como é o caso do Carnaval de Salvador, quando a quantidade de resíduos na água normalmente dobra. Esse é o objetivo do Projeto Fundo Limpo, uma iniciativa da Escola e Operadora de Mergulho Galeão Sacramento.

Criado em 1994, o projeto reúne quatro vezes por ano, desde então, um mutirão de mergulhadores para limpar o fundo do mar. 

A ação limpará toda a extensão da Praia da Barra, uma das mais procuradas da cidade, nos dias 26 de fevereiro e 06 de março - um dia antes e um dia depois da festa de Momo - tanto no mar quanto na faixa de areia.

Serão oito equipes de mergulhadores (quatro scuba e quatro apneia) distribuídas nos quatro seguintes pontos: Cristo Redentor da Barra, Farol da Barra, Hospital Espanhol e Porto da Barra

“A nossa ideia é trazer à luz da consciência pública o mal que esses resíduos podem causar ao mar, à fauna marinha e às próprias pessoas. Além de matar diversos animais, que confundem o lixo com alimentos, as pessoas podem se machucar com cacos de vidro, latas - que viram verdadeiras navalhas quando se abrem embaixo d'água - e palitos de churrasquinho enquanto se divertem", comenta uma das diretoras do projeto, a ativista ambiental Lis Braga.

Educação ambiental

"Nosso objetivo, portanto, não é só fazer essa limpeza, mas também educar cada pessoa que gosta de aproveitar seu dia de lazer na praia. Afinal, não custa tanto levar seu lixo até a lixeira mais próxima e ajudar a si mesmo e à beleza marinha”, completa.

Para a realização da limpeza, o Projeto Fundo Limpo contará com a participação de uma equipe de pelo menos 20 mergulhadores scuba (com cilindro de ar comprimido), 20 mergulhadores em apneia (snorkell, nadadeiras e máscara de mergulho) - que estão sendo treinados devidamente e gratuitamente pela equipe da Escola de Mergulho Galeão Sacramento, além dos voluntários para coleta em areia.

Ao todo, serão aproximadamente 70 pessoas, além dos dois mergulhadores cientistas, responsáveis pela análise da metodologia e do material coletado, e o grupo de segurança na água formado por membros do GMar [13º Grupamento de Bombeiros da Polícia Militar da Bahia] e Salvamar.

Serão oito equipes de mergulhadores (quatro scuba e quatro apneia) distribuídas nos quatro seguintes pontos: Cristo Redentor da Barra, Farol da Barra, Hospital Espanhol e Porto da Barra.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital