Editorias / Economia e Política
HOME | Posts | 2014 | Uso de ferramentas on-line pode empoderar população, defende Cristina Adams

Economia e Política

02 de Outubro de 2014

 

Uso de ferramentas on-line pode empoderar população, defende Cristina Adams

adams-ecod.jpg

Cristina Adams é a décima entrevistada da “Série Atlas Brasil 2013 – Desenvolvimento Humano” em debate, produzida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A professora da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Ecologia Humana utilizou em suas pesquisas o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) para explorar como o desmatamento da Amazônia e outras vias de desenvolvimento na região Amazônia afetam o IDHM na região.

A especialista cruzou os indicadores com dados sobre alterações no uso do solo na Amazônia e analisou municípios da região que converteram sua economia para a produção de soja e consequentemente tiveram um alto índice de desmatamento, por exemplo. Posteriormente, Cristina comparou o IDHM desses municípios com outros que optaram por uma forma diferente de desenvolvimento.

“Será que o desmatamento da Amazônia, que conseguimos ver por satélite, mudou o IDHM?”, questiona. “E nos outros que não foram desmatados, que optaram por outras vias de desenvolvimento, como essa variável se comporta?”. A pesquisadora também acredita que o uso de ferramentas on-line para monitorar o desempenho dos municípios, como o Atlas Brasil 2013, pode empoderar a população.

“Quanto maior a inclusão digital, melhor”, afirma Cristina, que defende o uso dos dados para aprimoramento da gestão pública e como instrumento de participação social. “O que a gente vê são essas comunidades se organizando, e essa organização, para a reivindicação de direitos, é muito beneficiada se elas têm acesso a esse tipo de informação”, diz.

Assista abaixo a entrevista na íntegra:

 

As entrevistas para a série “Atlas Brasil 2013 – Desenvolvimento Humano em debate” foram gravadas com representantes de governos estaduais e municipais, ONGs, setor privado, academia, entre outros.

Cidadania, transparência, gestão pública e indicadores municipais são os temas centrais das entrevistas, que procuram demonstrar como indicadores de desenvolvimento humano podem colaborar para o empoderamento da sociedade, orientando caminhos e provocando a reflexão sobre os rumos do desenvolvimento humano no país. Acompanhe a série também pelo canal do Pnud Brasil no Youtube.

(Via ONU Brasil)

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital