Editorias / Arquitetura e Construção
HOME | Posts | 2014 | [Vídeos] Engenheiros criam soluções inteligentes e sustentáveis para a construção civil

Arquitetura e Construção

21 de Fevereiro de 2014

 

[Vídeos] Engenheiros criam soluções inteligentes e sustentáveis para a construção civil

Construtoras e incorporadoras ainda encontram dilemas para implementar práticas que garantam altos padrões de sustentabilidade nos canteiros de obras. Para muitos, construir com garantias de eficiência energética, hídrica, além de outras técnicas avançadas pode soar como um exercício apenas teórico, distante da prática.

Para sair da teoria, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon) decidiu fazer da sua nova sede uma vitrine de conceitos e soluções sustentáveis.

“Nossa proposta não é um ecomarketing, é criar um ambiente multiplicador de todas essas tecnologias”, ressalta Thales de Azevedo Filho, projetista de instalações da nova sede. As obras, já iniciadas, contemplam um novo patamar de crescimento socioambiental, que visa diminuir os impactos ambientais através do uso racional de materiais e dos recursos naturais, além da geração de energias limpas e aproveitamento da iluminação natural.

O investimento nas novas práticas representou 15,6% o valor da obra, considerado um bom negócio. Afinal de contas, todas as implementações serão responsáveis por reduzir em 80% os gastos anuais do edifício, fase em que haverá o retorno do investimento em um período estimado de cinco anos e meio.

“Não dá mais para pensar a construção apenas como custo inicial. Os investimentos iniciais são poucos comparados ao ganho posterior, pois, além de agregar um valor patrimonial e conforto ao empreendimento, as novas tecnologias oferecerão maior qualidade e durabilidade”, ressalta Natasha Thomas, engenheira técnica do projeto.

A certificação da sustentabilidade do edifício foi analisada segundo os critérios do selo Aqua, concedido pela fundação Vanzolini. Inaugurada em dezembro de 2013, a nova sede do Sinduscon promete transformar o ambiente em uma troca de experiências entre os profissionais do setor de construção civil da Bahia e ser um incentivo para que mais projetos sigam esses passos.

Alguns dos diferenciais

[01] Telhado verde
diminui o efeito ilha de calor e fará captação das águas da chuva.
[02] Reutilização da chuva
as águas pluviais, cinzas e de condensação do sistema de ar-condicionado serão usadas nas caixas de descarga.
[03] Energia limpa
o edifício utilizará placas solares e energia eólica, além de vidros de controle solar.
[04] Ar-condicionado
será aplicado um sistema a gás natural, que reduz em 90% a energia que condicionador de ar convencional gastaria.

Segunda parte

A websérie Vida Sustentável é uma realização do portal iBahia com apoio do EcoD.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital