Editorias / Cidades Sustentáveis
HOME | Posts | 2015 | Janeiro | A exemplo de Paris, Madrid proíbe circulação de carros no centro da cidade

Cidades Sustentáveis

14 de Janeiro de 2015

Leia Também
 

A exemplo de Paris, Madrid proíbe circulação de carros no centro da cidade

madrid-ecod.jpg
Madrid, a capital da Espanha, restringirá a circulação de veículos no centro da cidade
Foto: Jose Maria Cuellar

Um mês depois de a prefeita de Paris Anne Hidalgo ter anunciado que a capital francesa proibirá a circulação de carros nas áreas centrais da cidade, agora é a vez da Prefeitura de Madrid, na Espanha, seguir o mesmo caminho, para a alegria dos pedestres e ciclistas espanhóis. 

Assim que a medida entrar em vigor (ainda em janeiro), apenas os moradores da região poderão circular de carro pela área.

A ideia visa diminuir os níveis de poluição e o número de acidentes de trânsito no centro, mas também é uma ótima maneira de facilitar a locomoção de ciclistas e pedestres pela região. Os turistas também serão beneficiados com a medida, uma vez que diversos pontos turísticos se localizam nesta área, como a Plaza Mayor e a Porta do Sol, onde fica o marco zero da cidade.

A estratégia integra o Plano de Mobilidade de Madrid, que busca diminuir o número de veículos nas ruas em um terço, além de incentivar o uso do transporte público e das bicicletas como meio de locomoção. Caminhões que abastecem o comércio local e motocicletas também estarão autorizados a circular pela região, mas os motoristas de carro que desrespeitarem a medida terão que arcar com uma multa de € 90 (cerca de R$ 300).

Trânsito crônico

Em Paris, a proibição entrará em vigor inicialmente nos fins de semana, mas rapidamente deverá ser expandida para todos os dias da semana, segundo a prefeita.

Além do problema da poluição, a prefeitura quer aliviar o trânsito na cidade. A área central de Paris engloba uma densidade populacional elevada para os padrões das cidades europeias. Os quatro arrondissements em questão, que formam uma importante região turística, enfrentam congestionamentos crônicos.

Será que as grandes cidades brasileiras adotarão medidas semelhantes, um dia?

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital