Editorias / Consumo Consciente
HOME | Posts | 2015 | Junho | Projeto de Lei quer proibir copos descartáveis na administração pública baiana

Consumo Consciente

16 de Junho de 2015

Leia Também
 

Projeto de Lei quer proibir copos descartáveis na administração pública baiana

copos-reutilizaveis-ecod.jpg
Adotar o uso de canecas ou squeezes é uma das alternativas ao plástico
Foto: Lidi Faria

Se mais pessoas utilizassem sua caneca para beber água no trabalho, o meio ambiente poderia passar séculos sem degradação! Isso se considerado o fato de que os copos descartáveis levam em média 100 anos para se decompor na natureza. Na Bahia, essa demanda pode ganhar um aliado. Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa pretende proibir o uso de copos descartáveis em órgãos e repartições públicas (da administração direta e indireta) do Estado.

“A não utilização dos copos plásticos descartáveis e sua substituição pelos copos ecologicamente corretos têm inúmeras vantagens, pois haverá redução de custos para administração pública, prevenção de doenças e possibilitará a não poluição ao meio ambiente. Com isso, contribuirá para implantarmos uma nova cultura e um novo comportamento sustentável”, defende o deputado Marcell Morais (PV), autor da proposição.

A proposição estabelece ainda a realização de campanhas de reutilização

O projeto justifica que o caráter da matéria é para “reduzir a quantidade do material plástico consumido”. Como alternativa, é indicado o uso de copos de vidro ou do “eco copo”, que leva apenas 18 meses para se decompor.

Reutilização e reciclagem
Segundo o deputado do PV, o uso excessivo dos descartáveis “é agressivo ao ecossistema”. Marcell Morais pede ainda a reutilização e reciclagem dos materiais utilitários. De acordo com ele, o plástico é prejudicial desde a extração de sua matéria-prima até o descarte: “Passa por processos que geram emissão de gases de efeito estufa (CO2 e metano) e danificam o solo”.

A proposição estabelece ainda a realização de campanhas de reutilização que incentive o servidor “a adotar novos comportamentos, como o uso de sua própria caneca ou garrafa, reduzindo o uso dos descartáveis plásticos”. “É extremamente necessária por três aspectos: saúde, meio ambiente e economia”, justifica o parlamentar.

(Via Bahia na Lupa)

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital