Editorias / Ciência e Tecnologia
HOME | Posts | 2015 | Maio | Tesla lança baterias que capturam energia limpa para residências e empresas

Ciência e Tecnologia

02 de Maio de 2015

Leia Também
 

Tesla lança baterias que capturam energia limpa para residências e empresas

tesla-ecod.jpg
Bateria Powerwall pode ser pendurada em uma garagem ou parede externa
Imagem: Tesla/Divulgação

"Uma transformação fundamental em como a energia é distribuída pelo planeta". Esta foi a definição de Elon Musk para a linha de baterias que a Tesla, empresa que ele fundou e preside, lançou na quinta-feira, 30 de abril, na fábrica da Califórnia (EUA).

Mais conhecida como fabricante de carros elétricos, a Tesla pretende entrar de vez no mercado de energia. Voltada para residências e empresas, a nova linha de baterias é de íon-lítio, conta com design moderno e pode ser instalada na parede.

Além disso, é desenvolvida para capturar e armazenar até 10 kWh de energia gerada por painéis solares ou turbinas eólicas. As reservas podem ser utilizadas quando a luz do sol está fraca, durante apagões, ou em horários de pico, quando os custos da eletricidade são mais altos.

Cerca de dois bilhões de Powerpacks poderiam armazenar eletricidade suficiente para atender todas as pessoas do planeta

A menor Powerwall, como a bateria foi batizada, tem 130 x 68 cm, pequena o suficiente para ser pendurada em uma garagem ou uma parede externa. Até oito baterias podem ser empilhadas em uma casa, afirmou Musk.

Powerpack
O empresário também apresentou a Powerpack, uma bateria de 100 kWh que irá auxiliar fabricas ou grandes armazéns a gerenciar energia solar e eólica ou enviar energia para a rede durante horários de pico.

As baterias serão inicialmente desenvolvidas na fábrica da Tesla na Califórnia, mas a produção será transferida para a “gigafábrica” da empresa em Nevada, a partir de 2017.

musk-ecod.jpg
Elon Musk, durante o lançamento. Capacidade que o bilionário sul-africano tem para inovação parece não ter fim
Foto: Getty Images

De acordo com o presidente da Tesla, cerca de dois bilhões de Powerpacks poderiam armazenar eletricidade suficiente para atender todas as pessoas do planeta. “Pode parecer um número maluco, mas isso está dentro das condições da humanidade fazer”, afirmou.

Custos e clientes
Dois modelos do Powerwall estarão disponíveis inicialmente: o mais básico, de 7 kWh (quilowatt-hora), custa US$ 3.000, enquanto a bateria de 10 kWh será vendida por US$ 3.500. Os custos da instalação e do painel solar não estão inclusos. O produto tem garantia de dez anos e pode funcionar em temperaturas de –20ºC a 43ºC. A Tesla já abriu as vendas das baterias, cujas primeiras unidades devem ser entregues em agosto.

Entre os clientes já confirmados estão a Amazon, que começou a testar um sistema de baterias de 4,8 MWh (megawatt-hora) da Tesla em um datacenter da Amazon Web Services localizado na Califórnia, e a rede de varejo Target, que também está usando o Powerpack em algumas de suas lojas para diminuir o consumo da rede elétrica nos horários de pico.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital