Editorias / EcoDesign
HOME | Posts | 2015 | Março | Aparelho transforma garrafas em copos a partir de separação por choque térmico

EcoDesign

10 de Março de 2015

Leia Também
 

Aparelho transforma garrafas em copos a partir de separação por choque térmico

garrafa-ecod.jpg

O vidro pode ser reciclado ilimitadamente. Seu processo de reciclagem requer menos calor para realizar a fundição e acaba economizando aproximadamente 70% de energia e 50% de água com relação à produção com matéria-prima "virgem". Mesmo com todas essas vantagens, o vidro é apenas o quarto material mais reciclado no país - isso ocorre devido às exigências necessárias para reciclá-lo, o que não é muito conveniente para as empresas interessadas.

Uma outra boa opção é reutilizar o vidro, processo que reduz gastos de recursos naturais e de energia. E foi exatamente isso que o inglês Paul Kerry pensou ao criar o HLA Bottle Jig.

O item de nome estranho nada mais é do que uma ferramenta de suporte criada para auxiliar no corte de garrafas de modo seguro, fácil e prático. O cortador permite reutilizar diferentes garrafas de vidro. Ele é feito de MDF cortado a laser para garantir maior equilíbrio. A lâmina cortadora, por sua vez, é feita de níquel.

Como funciona

Cortar a garrafa é relativamente fácil e com prática você cria seu estilo próprio sobre como fazer a separação perfeita. São quatro etapas: preparação, marcação, separação e acabamento.

garrafa2-ecod.jpg

• Preparação

Tendo em mente como você quer sua garrafa, coloque-a no suporte e ajuste-a para que vá de acordo com o seu projeto. Quando estiver tudo certo, prenda o suporte e ajuste a lâmina de corte para que ela toque a garrafa.

• Marcação

Assim que o suporte estava preparado, a marcação pode ser feita. Ela se dá a partir da rotação da garrafa em direção à lâmina em uma linha de marcação contínua que aparece na garrafa.

garrafa3-ecod.jpg

 

• Separação (choque térmico)

Sobre uma pia é aplicada água fervente ao longo da linha de marcação, assim que a água quente percorre toda a linha, faz-se a aplicação de água gelada. Isso irá causar um choque térmico que separará a garrafa.

• Acabamento

Assim que a garrafa for separada, suas bordas estarão afiadas e, portanto, perigosas. Para amaciá-las, o criador sugere lixar a área até que a garrafa esteja macia e segura (veja um produto que facilita esse processo).

Existem diferentes métodos para cortar garrafas, muitos deles perigosos. De acordo com seus criadores, o HLA Bottle Jig proporciona um contato mínimo com objetos afiados e é feito para não oferecer perigo ao usuário.

O empreendedor responsável pelo projeto conseguiu financiamento coletivo através do site Kickstarter, em fevereiro deste ano - a meta era arrecadar £2 mil (dois mil euros), mas foram angariados mais de £12 mil.

Para entender melhor o funcionamento, dê uma olhada no vídeo abaixo:

 

(Com informações do eCycle)

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital