Editorias / Mudanças Climáticas
HOME | Posts | 2015 | Outubro | Chefe da ONU pede que países tracem compromissos financeiros antes da COP21

Mudanças Climáticas

14 de Outubro de 2015

Leia Também
 

Chefe da ONU pede que países tracem compromissos financeiros antes da COP21

eolicaonu-ecod.jpg
Energia renovável é fundamental para um mundo de baixo carbono
Foto: Banco Mundial / Dana Smillie

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon destacou na sexta-feira, 9 de setembro, que os recursos financeiros são fundamentais para construir uma Agenda 2030 focada no desenvolvimento sustentável. A menção foi feita durante reunião de Ministros do Financiamento Climático em Lima, capital do Peru.

O representante da ONU esteve no país latino-americano para participar da Reunião Anual da Assembleia de Governadores do Banco Mundial (BM) e do Fundo Internacional Monetário (FMI) de 2015.

Ban Ki-moon enfatizou a necessidade de uma metodologia para definir o que é financiamento climático e como o financiamento privado é calculado em países desenvolvidos e em desenvolvimento. O chefe da ONU orientou países a traçarem compromissos de financiamentos para conter mudanças climáticas antes da Conferência de Paris, onde líderes e organizações internacionais deverão adotar um acordo histórico universal sobre as mudanças climáticas.

Vinte Vulneráveis (V20)
Ao participarem do evento, os ministros da Fazenda dos Vinte Vulneráveis (V20) se reuniram para definir ações que estimulem investimentos em resiliência climática e desenvolvimento com baixa emissão de carbono para as cerca de 700 milhões de pessoas ameaçadas pela mudança climática.

“Este não é um grupo típico de grandes economias. Ao contrário, representamos países colocados em situação de alto risco por erros econômicos na forma de lidar com a mudança global do clima”, afirmou o vice-ministro da Fazenda da Costa Rica, Jose Francisco Pacheco. “Decidimos trabalhar juntos para garantir que não sejamos vítimas e, sim, fazer tudo o que pudermos para contribuir para a resolução desta crise.”

Os países do V20 são: Afeganistão, Bangladesh, Barbados, Butão, Costa Rica, Etiópia, Gana, Quênia, Kiribati, Madagascar, Maldivas, Nepal, Filipinas, Ruanda, Santa Lúcia, Tanzânia, Timor Leste, Tuvalu, Vanuatu e Vietnã.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital