Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Posts | 2015 | Setembro | Artista reúne 125 mil tampinhas de garrafa para conscientizar crianças sobre reciclagem

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

27 de Setembro de 2015

Leia Também
 

Artista reúne 125 mil tampinhas de garrafa para conscientizar crianças sobre reciclagem

tampinhas1-ecod.jpg
A ideia ganhou corpo em viagem ao Uruguai, quando o artista se deu conta da quantidade absurda de lixo encontrado nas praias
Fotos: Andréa Graiz/Agência RBS

Uma 'onda' feita com 125 mil tampinhas de diferentes tipos de garrafa (75 mil para a base e 50 mil para a onda) estará exposta a partir de quarta-feira, 30 de setembro, na Usina do Gasômetro, um dos principais cartões-postais de Porto Alegre. Trata-se do projeto Tampart, idealizado pelo artista Ubiratan Fernandes e que contou com auxílio de crianças das escolas participantes e voluntários.

"O objetivo era fazer as crianças entenderem que estavam trabalhando com uma matéria-prima de valor, não com lixo", explicou Fernandes ao blog Rede Social.

tampinhas2-ecod.jpg

A ideia ganhou corpo em viagem ao Uruguai, quando o artista se deu conta da quantidade absurda de lixo encontrado nas praias. Por isso a relação com o mar, puxando para a conscientização em relação ao perigo que isso representa para o ecossistema.

Estar conectado às redes sociais foi importantíssimo para o sucesso do projeto, que atraiu atenção internacional: "Recebemos tampinhas dos Estados Unidos, da Itália, da Espanha, da Inglaterra, da Argentina, do Uruguai, do México, do Canadá, tudo por causa da divulgação no Facebook e no Instagram", relatou.

 tampinhas3-ecod.jpg

A partir de outubro, serão ministradas oficinas a crianças de escolas municipais e particulares. Ao manter a ideia de sustentabilidade e reciclagem, serão disponibilizadas chapas de metal e tampinhas imantadas de diversas cores, para a criança montar seu desenho – sem levar a escultura para casa: "Ela chega, faz a arte dela, tira uma foto e fica registrada a imagem virtual, que poderá ser impressa e usada pela escola para fazer uma exposição."

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital