Editorias / Cidades Sustentáveis
HOME | Posts | 2015 | Setembro | Cartão-postal de Salvador, Farol da Barra terá bicicletário com 44 vagas

Cidades Sustentáveis

28 de Setembro de 2015

Leia Também
 

Cartão-postal de Salvador, Farol da Barra terá bicicletário com 44 vagas

estacaobike-ecod.jpg

Os ciclistas de Salvador poderão guardar suas bicicletas em um local seguro, com 44 vagas distribuídas em dois andares, a partir de sábado, 3 de outubro, quando será inaugurado o bicicletário Estação Bike Farol da Barra – conjunto de paraciclos em um local fechado que funcionará em um contêiner de 15 metros de comprimento.

A iniciativa, cujo orçamento ainda não foi divulgado pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), é uma parceria do banco Itaú com a prefeitura. O bicicletário foi desenvolvido e será operado pela Compartibike, empresa especializada em soluções sustentáveis de mobilidade urbana que atua no mercado desde 2010.

O horário de funcionamento será entre 6h e 0h, bem ao lado do Farol da Barra, cartão-postal da cidade. Para se cadastrar, será necessária a apresentação de documento com foto, número do CPF e estar com a bicicleta presente para registro com foto.

Pernoite das bicicletas
Cada usuário pode guardar, em seu cadastro, até três bicicletas, que podem pernoitar até 72h no local. Esgotado o tempo, as bikes serão levadas para um galpão. De acordo com a assessoria da Saltur, responsável pelo projeto, o local do galpão e o valor da multa pelo excesso ainda não foram definidos.

De acordo com Isaac Edington, presidente da Saltur, o objetivo do projeto é “facilitar a vida dos usuários de bicicleta para que cada vez mais pessoas deixem de utilizar o carro”. Segundo ele, “existe uma pressão social para o uso do carro nesse local, e esta é mais uma alternativa de locomoção”.

A instalação do bicicletário na Barra faz parte das comemorações referentes aos dois anos do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB)

O projeto deve resolver o problema do auxiliar de serviços gerais Luciano da Conceição, 33. “Gosto de ir à praia de bicicleta mas só posso ir para a do Cantagalo porque é onde tenho um colega, dono de um bar, que fica olhando a bike enquanto dou um mergulho”, relatou o ciclista ao jornal Correio.

Se houvesse um lugar para guardar sua bicicleta em outras praias da capital, Luciano poderia diversificar os passeios. “Se tivesse como deixar minha bicicleta na Barra, por exemplo, eu iria mais pra lá, que é uma praia que eu gosto muito”, comentou.

De acordo com o presidente da Saltur, outro bicicletário está em fase de estudo e tem grandes chances de ser instalado na Ribeira, próximo ao terminal marítimo e o fim de linha dos ônibus.

Ampliação das ciclofaixas
A instalação do bicicletário na Barra faz parte das comemorações referentes aos dois anos do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB). Segundo Edington, a cidade é a quinta capital brasileira a implantar o sistema de bicicletas compartilhadas e uma série de medidas continuam sendo tomadas para ampliar a infraestrutura cicloviária e criar oportunidades de desenvolver a cultura da bike na população.

Outra novidade anunciada pela prefeitura é a ampliação das quilometragens das ciclofaixas de lazer da cidade, formando um total de 12,1 km dessas faixas para uso nos finais de semana e feriados.

Atualmente, são três ciclofaixas de lazer: uma entre o Parque da Cidade e a Otávio Mangabeira; outra entre o Pelourinho e o Campo Grande; e uma que é montada entre a Barra e a Ondina. Com a ampliação, a ciclofaixa que vem do Parque da Cidade se estenderá até a Avenida Magalhães Neto, chegando à Otávio Mangabeira e depois passando por toda a Avenida Paulo VI. A outra ampliação será da faixa que liga o Terreiro de Jesus e o Largo da Vitória.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital