Editorias / Juventude
HOME | Posts | 2016 | Posts | Fevereiro | Centro RIO+ registra em vídeo histórias de superação de jovens brasileiros

Juventude

15 de Fevereiro de 2016

Leia Também
 

Centro RIO+ registra em vídeo histórias de superação de jovens brasileiros

jovensods-ecod.jpg
Jovens podem se tornar agentes de transformação e ajudar a mudar realidades
Foto: Fábio Donato/Pnud Brasil

Com um celular na mão e a vontade de ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor, Gabriel Pettersen pede licença para entrar no armazém em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Lá encontra Andrezza da Silva, responsável por gerenciar a loja, que pertence à família da comerciante.

Em alguns minutos de conversa, o estudante grava o depoimento da jovem empreendedora, que conta os desafios que enfrentou ao assumir a responsabilidade de cuidar do comércio em 2014, com apenas 20 anos de idade.

Ao longo dos meses em que está à frente do negócio, com experiência e maturidade, Andrezza foi capaz de mudar rotinas no armazém que beneficiam não só o comércio mas também o meio ambiente e o planeta. Lá, restos de papel viram blocos de rascunho, garrafas pet que antes iam para o lixo são utilizadas para armazenar cloro e desinfetante, e caixas de papelão são doadas. “Me sinto uma batalhadora, a gente tenta correr atrás cada dia”, afirma a comerciante.

Iniciativas de sucesso como a de Andrezza, desenvolvidas em comunidades de baixa renda, vão virar exemplos para o mundo

Para Gabriel, é a chance de mostrar ao mundo que é possível batalhar e vencer. “Essa imagem precisa ganhar o mundo. O povo brasileiro batalhando, sendo resiliente, passando pelas dificuldades, e vencendo. Essa é a imagem que precisa ganhar o mundo”, diz o estudante, que colabora para projeto desenvolvido pelo Centro RIO+ – vinculado ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) –, disposto a reunir vídeos produzidos por um milhão de jovens brasileiros e que farão parte de documentário.

Capacitar os jovens
De acordo com Michelle Elsaesser, gerente do projeto, o objetivo da ONU é capacitar mais de um milhão de jovens no país para gravar iniciativas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “A ideia é que os jovens entendam e que também se tornem agentes de transformação para eles mesmo poderem mudar realidades e compartilhar ideias que já estão funcionando bem e que podem inspirar pessoas de outros lugares.”

Graças ao projeto, iniciativas de sucesso como a de Andrezza, desenvolvidas em comunidades de baixa renda, vão virar exemplos para o mundo. O documentário de uma hora e meia, com iniciativas relacionadas à sustentabilidade e aos ODS, será exibido em uma plataforma digital e fará parte de um projeto ainda maior, que incluirá outros países de língua portuguesa. A previsão é que, até o final do ano, o vídeo seja exibido em 1,5 milhão de escolas em 195 países.

Saiba mais sobre o projeto em www.riodialogues.org

(Via ONU Brasil)

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital