Editorias / Eventos e Campanhas
HOME | Posts | 2016 | Posts | Fevereiro | Evento em Fortaleza discute mudanças climáticas e cidades pós COP21

Eventos e Campanhas

18 de Fevereiro de 2016

Leia Também
 

Evento em Fortaleza discute mudanças climáticas e cidades pós COP21

fortaleza-ecod.jpg
Fortaleza, capital do Ceará, sediará o evento nos dias 24 e 25 de fevereiro
Foto: Embratur/ Fotos Públicas

Buscar, a partir das decisões geradas pelo Acordo de Paris, meios para aprofundar as discussões sobre o papel das cidades no enfrentamento às mudanças climáticas no Brasil, boas práticas, iniciativas e ferramentas regionais disponíveis para as cidades brasileiras e o caminho a ser trilhado para que as variáveis climáticas sejam incorporadas ao desenvolvimento urbano no país com ambição e escala. Esse é o principal objetivo da segunda Jornada sobre Cidades e Mudanças Climáticas, que será realizada em Fortaleza nos dias 24 e 25 de fevereiro.

O evento é promovido pelo Iclei - principal associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável – em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza.

“O Acordo de Paris instaurou um novo marco institucional para o enfrentamento das mudanças climáticas no qual governos municipais e estaduais são reconhecidos como atores essenciais para implementação de ações transformadoras no ambiente urbano”, lembra Pedro Roberto Jacobi, presidente do Secretariado para América do Sul do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade.

Durante o evento acontecerá também o encerramento do projeto Urban Leds

“Esta discussão assume uma importância ainda maior porque este ano teremos eleições municipais em todo o Brasil e o tema mudanças climáticas não pode ficar de fora da campanha, dos debates e das plataformas dos candidatos”, completa.

Baixa emissão
Durante o evento acontecerá também o encerramento do projeto Urban Leds, um programa de quatro anos financiado pela União Europeia e desenvolvido pelo Iclei e ONU Habitat e em 37 cidades do Brasil, Índia, Indonésia e África do Sul para demonstrar estratégias de desenvolvimento urbano inclusivo de baixa emissão de carbono em condições de crescimento e transição acelerados.

A Embaixada Britânica, por meio dos recursos do Prosperity Fund, também apoia a realização do evento. Desde 2010 trabalhando em parceria com o Iclei em projetos relacionados à agenda climática e de infraestrutura de cidades, o fundo viabilizará a participação de especialistas britânicos para compartilharem experiências com cidades brasileiras.

A segunda Jornada sobre Cidades e Mudanças Climáticas contará, entre palestrantes, debatedores e plateia, com a participação de prefeitos do Brasil além de representantes de governos estaduais, do governo federal e de cidades de outros países da América do Sul. Também estão previstos representantes de instituições ligadas ao tema, como Abema, AFD, Anamma, Avina, BID, CB27, CAF, Future Cities Catapult, CDP, CEBDS, Fonari, , FNP, Fundação Grupo Boticário, Fundação Konrad Adenauer, GIZ, ITDP, Leds LAC, MercoCiudades, ONU Habitat, Sasa, SOS Mata Atlântica, WRI, WWF, entre outras.

O evento acontece no Centro de Eventos do Ceará e as inscrições podem ser feitas pelo site http://iclei.org.br/jornadaclima/

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital