Editorias / Vida e Saúde
HOME | Posts | 2016 | Posts | Fevereiro | Opas incentiva vida mais saudável e políticas públicas para prevenir casos de câncer

Vida e Saúde

10 de Fevereiro de 2016

 

Opas incentiva vida mais saudável e políticas públicas para prevenir casos de câncer

cancer-ecod.jpg
A Opas também fomenta melhorias em serviços de radioterapia e no acesso a medicamentos de quimioterapia essenciais e acessíveis
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Com o lema “Nós podemos, eu posso”, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) se uniu à comunidade internacional para marcar o Dia Mundial Contra o Câncer no dia 4 de fevereiro. A agência da ONU pediu a aplicação de políticas públicas que favoreçam estilos de vida saudáveis, que poderiam evitar mais de um terço dos casos de câncer.

O câncer é a segunda principal causa de morte nas Américas, onde se estima que, por ano, 2,8 milhões de pessoas são diagnosticadas e 1,3 milhão morrem em decorrência dessa doença.

Os tipos de câncer mais frequentes na região, entre os homens, são os de pulmão, próstata e colorretal. Já entre as mulheres são os de mama, pulmão e do colo do útero.

Mais de um terço dos casos de câncer poderiam ser evitados ao se reduzir os fatores de risco para o câncer e outras doenças não transmissíveis

Se nenhuma ação for tomada, projeta-se que em 2025 os novos casos de câncer na região vão aumentar a mais de 4 milhões e as mortes a mais de 1,9 milhão, impulsionadas em parte pelo envelhecimento da população e a mudança nos estilos de vida.

Especialistas dizem, no entanto, que mais de um terço dos casos de câncer poderiam ser evitados ao se reduzir os fatores de risco para o câncer e outras doenças não transmissíveis, particularmente o tabagismo, sobrepeso e obesidade, sedentarismo, alimentação inadequada e uso nocivo do álcool.

“Para enfrentar o câncer e salvar vidas, temos de reforçar as políticas e serviços que efetivamente previnem e detectam a doença em seus estágios iniciais, e também aumentar o acesso ao tratamento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com câncer”, disse a assessora regional da Opas sobre câncer, Silvana Luciani.

Estratégias da Opas
Entre as estratégias propostas pela Opas para reduzir o risco de câncer e outras doenças não transmissíveis estão o aumento de impostos, restrição de acesso e alertas dos perigos do tabaco e uso nocivo do álcool; sensibilização sobre alimentação saudável e atividade física; imunização contra a hepatite B desde o nascimento para prevenir o câncer de fígado e contra o papilomavírus humano (HPV), no caso das meninas adolescentes, para prevenir o câncer cervical; organização de programas de rastreio para detectar e tratar lesões pré-cancerosas e prevenir o câncer do colo do útero, além de detectar precocemente o câncer de mama.

O objetivo do Dia Mundial contra o Câncer deste ano, impulsionado pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), foi o de promover e mostrar de que forma todas as pessoas, tanto de maneira coletiva quanto individual, podem contribuir para reduzir a carga de câncer.

A Opas trabalha com os países da região para reduzir em 25% o número de mortes precoces por doenças não transmissíveis, dentre as quais o câncer, até 2025.

Por meio de seu plano de ação lançado em outubro de 2013, promove estratégias de redução de uso de tabaco e álcool, apoia a introdução da vacina contra o HPV e os testes de detecção; e impulsiona melhorias na qualidade e acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama.

A Opas também fomenta melhorias em serviços de radioterapia e no acesso a medicamentos de quimioterapia essenciais e acessíveis; assim como promove a expansão do acesso a programas de cuidados paliativos e opioides para alívio da dor e manejo dos sintomas.

(Via ONU Brasil)

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital