Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Posts | 2016 | Posts | Fevereiro | Projeto Eco Folia Solidaria coleta mais de 70 toneladas de material reciclável no Carnaval de Salvador

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

11 de Fevereiro de 2016

Leia Também
 

Projeto Eco Folia Solidaria coleta mais de 70 toneladas de material reciclável no Carnaval de Salvador

 ecofolia-ecod.jpg
O Eco Folia Solidária surgiu com o objetivo de melhorar, organizar e valorizar o trabalho dos catadores de material reciclável
Foto: André Frutuôso

O Carnaval de Salvador é considerado a maior festa popular de rua do mundo, por reunir cerca de dois milhões de pessoas. Enquanto a diversão ocorre nos circuitos da festa, catadores e catadoras do projeto Eco Folia Solidária realizam um trabalho árduo e intenso pelos ruas, para coletar os resíduos que são descartados de maneira inadequada pelos foliões. Entre quinta-feira, 4 de fevereiro, e quarta-feira (10), cerca de 73 toneladas de material reciclável, como alumínio, PET e plástico foram recolhidos.

Neste Carnaval o Eco Folia Solidária completou 13 anos de trabalho e atendeu a mil catadores avulsos (trabalhadores que não fazem parte de nenhuma cooperativa ou associação) por meio de seis Centrais de Apoio ao Catador espalhadas no circuito da festa: Politeama, 2 de Julho, Pelourinho, Barra, Nordeste de Amaralina e Ladeira da Montanha.

Ao todo, 180 catadores integrantes dos empreendimentos econômicos solidários que fazem parte do Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia (CCRB) atuaram no Carnaval deste ano e realizaram as seguintes tarefas: cadastro do catador avulso, entrega dos kits de proteção individual (protetor auricular, luva e bota), fardamento, recebimento do material coletado, execução da triagem e apoio logístico na distribuição das três refeições diárias.

Início
O Eco Folia Solidária surgiu com o objetivo de melhorar, organizar e valorizar o trabalho dos catadores de material reciclável, combater o trabalho infantil durante o período de festa, minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado dos resíduos sólidos gerados durante a folia, além de ajudar a eliminar a ação dos atravessadores durante o Carnaval.

"Nosso maior desafio é que este trabalho não seja uma ação pontual. Precisamos fomentar a economia solidária, por meio do trabalho em rede, como acontece no Eco Folia: A Rede de Costura produz o fardamento, a Rede de Alimentação, fica com a parte das refeições, os próprios cooperados administram as Centrais de Apoio ao Catador, ou seja, no trabalho coletivo o ganho é de todos", afirma a presidente do CCRB, Michele Almeida.

O Projeto Eco Folia Solidária conta com patrocínio governamental, nos âmbitos estadual e federal.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital