Editorias / Água
HOME | Posts | 2016 | Posts | Janeiro | Acesso a água potável muda vida de pequenas comunidades em Pernambuco

Água

02 de Janeiro de 2016

 

Acesso a água potável muda vida de pequenas comunidades em Pernambuco

aguape-ecod.jpg
João Siqueira bebe água em sua casa em Pernambuco
Foto: Banco Mundial

A comunidade de Baixio da Carapuça, no semiárido de Pernambuco, conquistou água encanada com o apoio do Prorural, uma parceria do Banco Mundial com o governo do estado.

Já faz quase cinco anos que a vida das 41 famílias mudou com a chegada do encanamento. Antes, era preciso buscar água diariamente em um poço. Hoje, pagando uma mensalidade que varia de 5 a 50 reais, dependendo do consumo, os moradores conseguem ter até chuveiro em casa.

A água é de boa qualidade e pode ser usada normalmente no lar. É o que conta o presidente da Associação Rural do Sítio do Baixio da Carapuça, João Siqueira. "Não falta água para ninguém. Todos os moradores recebem água. Pode faltar às vezes se o poço der problema, mas isso é resolvido de um dia para o outro."

Com o projeto do Banco Mundial, a comunidade superou um problema que ainda afeta 750 milhões de pessoas em todo o mundo, 36 milhões só na América Latina. A falta d'água significa que, todos os dias, é preciso escolher entre preparar comida ou lavar a louça, por exemplo.

Agricultura
Em Baixio da Carapuça, ninguém esbanja porque as últimas chuvas caíram em abril de 2015. Ainda assim, nota-se o quanto a água melhorou o cotidiano da população local.

A comunidade vive principalmente da criação de animais, como cabras, e da fabricação de polpas de frutas.
Aumentar a produção de polpas, aliás, é o novo objetivo dos moradores. Em especial para as mulheres, para quem a atividade traz um importante complemento de renda.

(Via Rádio ONU)

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital