Editorias / Carros e Transportes
HOME | Posts | 2016 | Posts | Janeiro | Porto Alegre estuda criar serviço de compartilhamento de carros

Carros e Transportes

04 de Janeiro de 2016

Leia Também
 

Porto Alegre estuda criar serviço de compartilhamento de carros

carsharing-ecod.jpg
Sistema de compartilhamento de carros em Paris, na França
Foto: ehpien/ Flickr/ (cc)

A prefeitura de Porto Alegre estuda criar um serviço de compartilhamento de carros - semelhante ao BikePoa, que envolve aluguel de bicicletas na capital gaúcha. Um grupo formado no final de novembro por diferentes secretarias estuda legislação e viabilidade econômica de implementar estações de automóveis, informou o jornal Zero Hora.

A ideia é que o usuário pague uma taxa pelo uso de carros e deixe-os à disposição em outros pontos da cidade para outros motoristas. A ideia será apresentada ao prefeito José Fortunati no final de janeiro e, caso se decida pelo andamento, um projeto de lei será enviado à Câmara dos Vereadores autorizando o uso compartilhado de automóveis.

"Esse é um serviço que ocorre em outras cidades do mundo, e há alguns projetos em fase inicial no Brasil", explica o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Capellari, que coordena o grupo. "Já há uma empresa interessada em prestar o serviço", garante.

Capellari avalia que é possível começar a oferecer o compartilhamento de automóveis ainda neste ano. Se o serviço avançar nos trâmites legais, ainda será preciso definir localização de estações, quantidade de carros e valor de cobrança, além de selecionar o prestador do serviço.

A prioridade da prefeitura é que o transporte seja feito por carros elétricos, não poluentes, e que possam ser recarregados nas próprias estações. Em caso de multa por infrações de trânsito, os trâmites legais ficarão a cargo da empresa, que terá controle de quem estará utilizando o carro.

Em fevereiro de 2014, mostramos aqui no EcoD a história de João Alfredo Dresch, empresário aposentado que criou seu próprio carro elétrico e que tenta viabilizar sua produção comercial em larga escala no Brasil.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital