Editorias / Consumo Consciente
HOME | Posts | 2016 | Posts | Janeiro | 'Quintal de Trocas' estimula consumo consciente entre crianças

Consumo Consciente

12 de Janeiro de 2016

Leia Também
 

'Quintal de Trocas' estimula consumo consciente entre crianças

quintaldetrocas-ecod.jpg

O consumismo infantil é um dos problemas dos nossos tempos. As crianças são um alvo importante, não apenas porque costumam influenciar nas compras dos pais, mas também porque impactadas desde muito jovens tendem a ser mais fiéis a marcas e ao próprio hábito consumista que lhes é praticamente imposto. Ao pensar nisso, a plataforma Quintal de Trocas busca ensinar, desde cedo, a importância do consumo consciente de maneira leve e divertida.

De acordo com o Razões Para Acreditar, tudo começou quando a Carol Guedes, mãe da Maria Beatriz, 2 anos, levou a filha a uma feira de trocas para trocar um brinquedo que ela não gostava mais por um novo. A menina trocou um barquinho por um espelho, possivelmente mais barato do que o barquinho. “Na troca, a criança não pensa no preço do brinquedo, ela pensa apenas no valor daquela brincadeira!”, diz Carolina.

Carol voltou para casa animadas com a ideia de levar essa ideia adiante e, depois de reuniões com profissionais de diversas áreas (psicólogos, jornalistas, artistas, artesãos, entre outros), surgiu a ideia do “Quintal de Trocas”, um projeto focado no conceito de economia compartilhada na infância.

Desde 15 de dezembro, a ação “Eu Brinco no Quintal” busca mobilizar pais, mães e profissionais que trabalham com crianças de 0 a 12 anos em torno desse sonho

Além de promover e facilitar as trocas de brinquedos entre as crianças, onde elas aprendem “a negociar, ceder para conquistar, a desapegar-se e também a compartilhar”, a plataforma divulga uma série de informações, em forma de artigos, notícias e eventos.

Financiamento coletivo
Até o momento, a plataforma se mantém com recursos próprios, de tempo e dinheiro, e graças a doações de amigos e pessoas próximas à Carolina. Mas, após dois anos no ar (o site foi lançado em fevereiro de 2014), a mãe da Maria Beatriz viu que não poderia mais fazer uma plataforma para as pessoas, e sim com as pessoas. Ela resolveu lançar uma campanha de financiamento coletivo.

Desde o 15 de dezembro de 2015, a ação “Eu Brinco no Quintal” busca mobilizar pais, mães e profissionais que trabalham com crianças de 0 a 12 anos em torno desse sonho. A campanha termina na sexta-feira, 15 de janeiro, e “é tudo ou nada”. As recompensas variam conforme o valor doado, que vão desde a agradecimentos até feiras de trocas, box de vídeos, bate-papo com a Carolina e convite para eventos.

O dinheiro arrecadado será usado para o lançamento de uma nova plataforma, “mais intuitiva, lúdica e acessível, além de uma ferramenta de educação que engloba todo o universo da criança”. Mais informações no site.

 

 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital