Editorias / Biodiversidade
HOME | Posts | 2016 | Posts | Janeiro | Site com a Linha do Tempo das Unidades de Conservação brasileiras já está disponível

Biodiversidade

21 de Janeiro de 2016

 

Site com a Linha do Tempo das Unidades de Conservação brasileiras já está disponível

linhadotempo-ecod.jpg
Linha do Tempo das UCs traz dados sobre data de criação de Unidades de Conservação já estabelecidas e reconhecidas
Imagem: Reprodução

Já está disponível a Linha do Tempo das Unidades de Conservação do Brasil. Criada pela pedagoga e gestora ambiental Fabiana Pureza, a ferramenta pretende ser um instrumento prático para obter informações sobre as áreas naturais protegidas no Brasil, desde o seu histórico até os dias atuais.

A Linha do Tempo das UCs traz dados sobre data de criação de Unidades de Conservação já estabelecidas e reconhecidas - como o primeiro Parque Nacional do Brasil (PARNA Itatiaia, de 1937) - assim como curiosidades sobre decretos e leis para a proteção das florestas no Brasil. Por exemplo, ali é possível ter informações sobre o Regimento do Pau Brasil, datado de 12 de dezembro de 1605, que passou a limitar a autorização do abate dessa espécie nativa.

"Essa linha do tempo nasceu da necessidade de facilitar o acesso à grande quantidade de informação referente ao tema e que muitas vezes são difíceis de encontrar em um único lugar. A ideia aqui foi facilitar o acesso direto à informação, com links que direcionam o usuário para outros sites e fontes complementares”, comenta Fabiana.

Ferramenta pode ampliar o conhecimento dos interessados

O trabalho é um dos resultados do produto final do Mestrado Profissional em Conservação e Sustentabilidade da Escas/IPÊ. A partir da pesquisa, Fabiana também publicou o livro Unidades de Conservação – Fatos e personagens que fizeram a história das categorias de manejo, em coautoria com Angela Pellin e Claudio Padua. Elaborada a partir do estudo para o livro, a Linha do Tempo continuará sendo atualizada conforme criação de novas áreas protegidas ou novas legislações relacionadas.

Para a autora, esse é não só um veículo de consulta para profissionais da área, mas uma forma de ampliar o conhecimento de todos os interessados em saber mais sobre as áreas protegidas no País.

"A informação sobre meio ambiente precisa estar disponível de maneira facilitada a quem quer acessar. Criar meios de aproximar as pessoas das nossas áreas protegidas, com informação e educação, é a melhor forma de fazer com que elas valorizem toda essa riqueza que só o Brasil possui, além de compreenderem melhor o papel dessas Unidades de Conservação para a proteção deste patrimônio tão único", conclui Fabiana.

- Conheça a linha do tempo das UCs brasileiras - 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital