Editorias / Arquitetura e Construção
HOME | Posts | 2016 | Posts | Julho | Prédio sustentável do Sinduscon-PR vai pleitear selo Leed Platinum

Arquitetura e Construção

01 de Julho de 2016

Leia Também
 

Prédio sustentável do Sinduscon-PR vai pleitear selo Leed Platinum

predio-ecod.jpg
 

As obras do novo prédio do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR) serão iniciadas neste mês de julho e terão como destaque a utilização de energia fotovoltaica e o reuso da água em ambiente com temperatura constante graças ao revestimento da fachada em vidro duplo e refletivo ao calor solar e ao frio, portanto, com o uso limitado do ar-condicionado.

O novo prédio foi contratado pelo Sinduscon-PR junto à ARCE Construtora & Incorporadora, e ficará situado próximo a sede da entidade, no Centro Cívico, em Curitiba. Em 4.830 metros quadrados, a edificação terá oito pavimentos e respeitará todos os preceitos da Certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design).

Segundo o diretor da ARCE, Rodrigo Fernandes, o edifício é um dos poucos que estará apto a receber a certificação Leed Platinum. “Desde a concepção do projeto à execução da obra, a construção respeitará o meio ambiente”.

A expectativa é de que o prédio seja entregue em janeiro de 2018

A emissão da certificação Leed é realizada pelo GBC (US Green Building Council) há mais de uma década nos EUA para a construção sustentável. O Selo Leed Platinum refere-se a edificações que conquistaram mais de 80 pontos. O objetivo da certificação é incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações.

Fernandes explica ainda que a construção da obra usará a tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção), um software que prevê projetos arquitetônicos e complementares rigorosamente compatibilizados antes do início da obra, e que acompanha o cronograma de execução do edifício, acarretando significativa economia de tempo e de materiais e menor custo operacional.

O Sinduscon-PR está investindo cerca de R$ 9,2 milhões na construção da obra. A expectativa é de que o prédio seja entregue em janeiro de 2018 e gere 400 empregos diretos e indiretos no processo de construção, do início ao fim, sendo que 70 somente no canteiro de obras. O novo prédio é comercial e será colocado para locação. Ele terá lajes corporativas – escritórios grandes e de alto padrão – com aproximadamente 700 metros quadrados.

Sustentabilidade econômica
O Sinduscon-PR é uma das 80 entidades que representam empresas da construção civil brasileira e que tem o maior número de associados do Brasil, cerca de 1.100. Segundo o vice-presidente da Área Técnica da entidade, Euclesio Manoel Finatti, em função da dimensão do Sinduscon-PR foi preciso manter a ideia constante de três gestões anteriores de ter sustentabilidade econômica. “O prédio vem de encontro a isso e, mantendo a locação, gerará renda direta”, afirma. Ele faz questão de frisar a autossustentabilidade em energia do novo prédio. “Vai sobrar energia e vamos usar como crédito para pagamento de energia do prédio do bairro Parolin”, explica.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital