Editorias / Arquitetura e Construção
HOME | Posts | 2016 | Posts | Maio | Edifício feito de garrafas PET recebe certificação Leed Platinum

Arquitetura e Construção

18 de Maio de 2016

Leia Também
 

Edifício feito de garrafas PET recebe certificação Leed Platinum

prediopet-ecod.jpgT
Tijolos de garrafas PET foram moldados permitindo um perfeito encaixe das células

E se uma construção feita com garrafas PET fosse reconhecida com um selo ambiental? Foi o que aconteceu com o edifício Ecoark, que alcançou a certificação Leed Platinum, o nível mais alto do selo internacional.

O Ecoark é um pavilhão construído de acordo com o conceito dos 3 Rs - Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Ao utilizar tijolos feitos com garrafas PETs, o prédio tem a metade do peso de um edifício convencional, com o diferencial de resistir a fenômenos da natureza como terremotos e furacões. Inaugurado em 2010 em Taipei (Taiwan), o Ecoark foi projetado pelo arquiteto Arthur Huang, diretor da empresa Miniwiz - Sustainable Energy Development.

O edifício ocupa uma área de 2.186 metros quadrados e foi construído com 1,5 milhão de tijolos em forma de garrafa feitos de garrafas PET recicladas. Possui anfiteatro, salão de exposições e espaço para museu distribuídos em três pavimentos, equivalentes a nove andares. A estrutura com 28 metros de altura é completamente desmontável, permitindo-se desmontá-la para montar em outro local.

Mais conhecidos como Polli-Bricks, estes tijolos de garrafas PET foram moldados permitindo um perfeito encaixe das células, o chamado Brick-Cell. A estrutura modulada em forma de colmeia é presa por uma malha metálica e uma peça de acrílico revestida de uma substância não inflamável para proteger os Polli-Bricks do fogo e das tempestades. As garrafas PET foram deixadas vazias, pois Huang acredita que o ar é o melhor isolamento térmico, pois deixa passar a luz, o que reduz a utilização de iluminação artificial.

Além do critério de sustentabilidade na reutilização de garrafas PET, o edifício também utiliza água da chuva em seu sistema de resfriamento, e também conta com placas solares para abastecimento da iluminação LED nas fachadas.

(Via Condomínios Verdes)

GALERIA DE FOTOS (clique na imagem para ampliar)

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital