Editorias / Cidades Sustentáveis
HOME | Posts | 2016 | Posts | Março | A cidade brasileira que pretende ter duas árvores por habitante

Cidades Sustentáveis

14 de Março de 2016

Leia Também
 

A cidade brasileira que pretende ter duas árvores por habitante

campinagrande-arvore-ecod.jpg
Projeto "Adote Uma Árvore" já realizou o plantio de mais de cem mil mudas
Foto: Prefeitura de Campina Grande

Em novembro de 2015, mostramos aqui no EcoD que Nova York conseguiu atingir a meta ousada de plantar 1 milhão de árvores com dois anos de antecedência. Mas o Brasil também tem bons exemplos nesse sentido. Um deles vem da cidade de Campina Grande, na Paraíba, cujo plano é passar a ter duas árvores por morador.

Atualmente, a cidade paraibana conta com 100 mil árvores plantadas para uma população de 400 mil habitantes (aproximadamente uma árvore para cada quatro moradores), segundo dados da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma). O número, considerado baixo, motivou o estabelecimento da meta.

Para viabilizar o objetivo será realizada uma série de ações, como o plantio de novas mudas e a conscientização da população. Um dos projetos já existe desde 2007 e atende pelo nome de “Adote Uma Árvore”. A ação, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realiza mutirões de plantio, distribuindo mudas de espécies nativas, capacita educadores e conscientiza moradores e estudantes. Em nove anos, já foram distribuídas mais de cem mil mudas.

"Além de deixar o local mais verde, mais bonito, melhora a qualidade de vida. É uma ótima iniciativa", comentou ao Jornal da Paraíba a telefonista Fernanda Aparecida, de 27 anos, que mora perto da Avenida Juscelino Kubitschek, no bairro Médici.

Censo oficial
Os programas “Minha Árvore” e “Habite-se Ecológico”, capitaneados pelas secretarias municipais, somam esforços para controlar a quantidade de árvores plantadas e a situação de cada uma delas, além de distribuir gratuitamente mudas novas.

A Prefeitura também utiliza os dados de todos esses programas para realizar um censo oficial sobre a situação da arborização da cidade. As ações se estendem às escolas, onde as crianças aprendem a importância de planar e cuidar adequadamente de cada árvore nova.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital