Editorias / Empreendedorismo
HOME | Posts | 2016 | Posts | Março | Capacitação em sustentabilidade prepara MPEs para entrar no mercado externo

Empreendedorismo

05 de Março de 2016

 

Capacitação em sustentabilidade prepara MPEs para entrar no mercado externo

 mpe-ecod.jpg

O tamanho da empresa e uma posição consolidada ou não no mercado nacional não são impeditivos à entrada das micro e pequenas empresas (MPEs) no mercado internacional, mas a falta de uma gestão em sustentabilidade empresarial pode coibir esse processo já que é uma das práticas de negócios mais valorizadas lá fora.

Dados de 2015 do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) mostram que, apesar de micro e pequenas empresas representarem 44,3%do universo de empresas exportadoras, o valor dessas exportações compõe apenas 0,9% do total. Segundo especialistas, algumas causas deste cenário são a ausência de conhecimento do mercado consumidor de outros países, bem como da logística de armazenagem, de distribuição e assistência técnica dos produtos no exterior.

Para capacitar as MPEs , o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP) e a Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) oferecem formação intensiva gratuita em sustentabilidade. As inscrições online estão abertas até segunda-feira, 7 de março. São 30 vagas disponíveis.

As oficinas sobre comportamento empresarial, argumentos de vendas, atributos de sustentabilidade em produtos e serviços, entre outras temas, serão realizadas nas cidades de São Paulo e Recife durante um ano e meio de duração. A iniciativa faz parte do projeto Inovação e Sustentabilidade nas Cadeias Globais de Valor (ICV Global).

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital