Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Posts | 2016 | Posts | Março | Em São Paulo, máquina troca resíduos por descontos na conta de luz e no metrô

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

14 de Março de 2016

Leia Também
 

Em São Paulo, máquina troca resíduos por descontos na conta de luz e no metrô

maquina-ecod.jpg
O sistema foi instalado na linha 4 do metrô paulistano
Imagem: Divulgação

As máquinas que trocam resíduos sólidos por uma série de benefícios não são mais exclusividade de outros países do mundo. Esses equipamentos já são realidade em alguns pontos da cidade de São Paulo, por exemplo, onde podem ser utilizadas para a destinação de garrafas plásticas e latas de alumínio, oferecendo como contrapartida descontos na conta de luz e créditos no bilhete único de transporte.

Batizado de "Retorna Machine", o sistema foi instalado na linha 4 do metrô paulistano. Para depositar os resíduos, basta acessar o terminal da máquina e criar um perfil com nome de usuário, e-mail e senha. Em seguida, você poderá depositar até 10 embalagens por dia, que podem ser latinhas, garrafas de 350 ml até 2,5 litros. A máquina criada pela startup Triciclo lê e armazena cada um dos objetos, que são recolhidos pela central todas as noites e enviados para a indústria recicladora e para a cooperativa Vira Lata.

Para que os descontos sejam realmente relevantes, é preciso que a reciclagem através da máquina se torne um hábito diário. Cada latinha vale 15 pontos, e uma garrafa plástica, 10. A cada 20 pontos o usuário receberá no Bilhete Único um crédito de R$ 0,07 centavos, e a cada 100 pontos pode-se receber R$ 0,27 de desconto na luz. 

Medidas semelhantes já estão em funcionamento também no Rio de Janeiro e em Niterói (RJ).

 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital