Editorias / Economia e Política
HOME | Posts | 2016 | Posts | Março | "Líderes mundiais precisam agir pela igualdade entre homens e mulheres"

Economia e Política

08 de Março de 2016

Leia Também
 

"Líderes mundiais precisam agir pela igualdade entre homens e mulheres"

mulheres-ecod.jpg
Dia Internacional da Mulher
Foto: ONU Mulheres/Ryan Brown

"Planeta 50-50 até 2030: Um Passo Decisivo pela Igualdade de Gênero" é o tema do Dia Internacional da Mulher, que está sendo celebrado esta terça-feira, 8 de março.

A meta das Nações Unidas é conseguir que até 2030, todas as mulheres, meninas, homens e meninos tenham direitos iguais. A diretora-executiva da agência da ONU está fazendo um apelo aos líderes mundiais.

Em entrevista à Rádio ONU, Phumzile Mlambo-Ngcuka explicou ser necessário definir as estratégias para que a igualdade de gênero seja alcançada. A chefe da agência da ONU citou como exemplo a importância de se trabalhar pelo fim da exclusão econômica das mulheres. Isso precisa ser feito em conjunto entre governos, setor privado e comunidades.

Phumzile Mlambo-Ngcuka pede solidariedade mundial, num momento em que ocorre deslocamento em massa em muitos países, atos de extrema violência contra mulheres e meninas e grande instabilidade em várias regiões.

Mais de 40 países terão atividades para celebrar o Dia Internacional

Homens
Já o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que continua chocado quando os direitos das mulheres são negados. Ele listou várias medidas que tomou nos últimos nove anos, desde que assumiu o cargo.

Entre elas, está a criação da campanha ElesporElas, que promove a participação dos homens na luta contra a desigualdade. Mais de 700 mil homens já assinaram o marco online. Ban Ki-moon pede engajamento sólido e corajoso para que a igualdade de gênero exista em todo o mundo.

Brasil
Por sua vez, a atriz e embaixadora da ONU Mulheres Brasil, Camila Pitanga, gravou um vídeo pedindo consciência, igualdade salarial e fim do assédio sexual.

"Você: homem, mulher, sociedade, governo, é capaz de me dar esse presente? Reconhecer verdadeiramente que temos todos e todas os mesmos direito? Que esse dia te estimule a perceber e mudar isso? Se sim, eu agradeço desde já em nome de todas nós."

Camila Pitanga está sugerindo a todos que utilizem nas redes sociais a hashtag #trocopresenteporigualdade.

Mais de 40 países terão atividades para celebrar o Dia Internacional. Na sede da ONU, em Nova York, ocorrem dois debates esta terça-feira, focados na igualdade de direitos. No Brasil, será realizada uma corrida no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, no dia 20.

(Por Leda Letra, da Rádio ONU)

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital