Editorias / Educação
HOME | Posts | 2016 | Posts | Março | Programa da Carta da Terra amplia compreensão sobre sustentabilidade

Educação

18 de Março de 2016

Leia Também

Cultura

Carta da Terra para crianças 22 de Novembro de 2008

Carta da Terra para crianças

 

Programa da Carta da Terra amplia compreensão sobre sustentabilidade

cartadaterra-ecod.jpg
O programa pretende fortalecer os conhecimentos, as capacidades e habilidades dos educadores para implementar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável em seus programas de ensino
Foto: Carta da Terra/Divulgação

“Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável.”
Princípio 14 – Carta da Terra

Enfrentar os desafios globais atuais requer novas formas de pensar e agir. A educação tem um potencial de contribuir de maneira significativa com processos de conscientização e transformação social, bem como fomentar as mudanças de paradigma necessárias para uma vida sustentável. Para isto é preciso fortalecer o papel da educação, e, por sua vez dos docentes, para a construção de comunidades mais fortes, saudáveis, justas, sustentáveis e pacíficas.

Ao pensar nisso, a cátedra Unesco de Educação para o Desenvolvimento Sustentável e a Carta da Terra criaram o Programa Internacional de Aperfeiçoamento Profissional (Piap), que será realizado através da internet de 1º de junho a 28 de novembro. O público-alvo são os profissionais ou acadêmicos da área de educação, tanto de nível pré-escolar, escolar, ensino médio ou superior e educação não formal, que buscam aperfeiçoamento de sua carreira e que tenham interesse por promover e praticar a sustentabilidade no seu entorno.

Composto por cinco cursos e três seminários (total de 140 horas), o programa pretende fortalecer os conhecimentos, as capacidades e habilidades dos educadores para implementar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável em seus programas de ensino e suas áreas de atuação, oferecendo um espaço de diálogo e atualização profissional sobre processos pedagógicos que respondam às novas orientações e necessidades de educação para a sustentabilidade.

Carta da Terra
A Carta da Terra será utilizada como fundamento orientador da visão de sustentabilidade, bem como instrumento para o diálogo sobre princípios e valores, reflexão crítica e orientação de ações responsáveis.

Entre as facilitadoras do programa estão Cristina Moreno, consultora de empresas com foco em Gestão estratégica para sustentabilidade; Mirian Vilela, diretora executiva da Secretaria Internacional da Carta da Terra e do Centro Carta da Terra para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Universidade para a Paz; e Rose Marie Inojosa, PHD pela USP, que organizou e dirigiu, por oito anos, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (Umapaz), em São Paulo.

- Para mais informações e inscrição, clique aqui - 

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital