Simplificando
HOME | Simplificando | 2013 | Julho | Cosméticos sustentáveis: Conheça as empresas que fazem testes em animais

Cosméticos sustentáveis: Conheça as empresas que fazem testes em animais

03 de Julho de 2013

img.jpg
Os cães da raça Beagle são frequentemente usados como cobaias devido ao temperamento dócil
Foto:Sxc.hu

Essa semana uma notícia me deixou muito feliz: a Índia anunciou que deixará de fazer testes em animais na indústria dos cosméticos. Agora, ela se junta aos países da União Europeia e a Israel na luta pela substituição das torturas realizadas nos animais por alternativas mais éticas.

Isso é muito, mas muito bom, e nos dá forças para defender essa política também aqui no Brasil. Para quem não sabe, os testes feitos nos animais são as coisas mais monstruosas que o ser humano é capaz de fazer. Considerando que muitos deles são realizados para fins meramente estéticos, a revolta se torna ainda maior. Para completar, já existem alternativas mais eficientes e com resultados mais seguros (sim, para nós, humanos) do que os testes feitos nos animais vivos.

Eu nem tenho estômago para descrever como são esses testes, mas se você quiser saber mais sobre o assunto, recomendo a leitura desta página - aqui -.

Como eu estava interessada no assunto, comecei a pesquisar sobre as empresas que ainda mantêm essa prática. Quase morri do coração quando soube que algumas das marcas mais amadas do mundo (inclusive por mim) são praticantes dessa barbárie: M.A.C. (RIP Ruby Woo), Maybelline (adeus, Colossal... #todaschora), Johnson & Johnson, Always (nem os absorventes escaparam), Avon, Clean & Clear (ai meu adstringente...), Dove, L'Oreal, Revlon, L'Occitane, LaRoche Posay, Lux, Mary Kay, Neutrogena, Olay, Pantene, Vichy e Veet são apenas algumas das empresas que usam coelho, ratos, cachorros e outros animais vivos para saber se as substâncias colocadas em seus produtos vão causar irritação nos olhos, na pele, câncer ou mesmo matar.

- Clique aqui para ver a lista completa das empresas que realizam testes em animais -

Por outro lado, fiquei extremamente feliz ao saber que muitas empresas (principalmente as brasileiras) já aboliram tal prática e fabricam seus produtos de maneira ética. O Boticário, Contém 1g, Água de Cheiro, Acquaflora, Granado, Ikove, Impala, Mahogany, Natura, Nazca, OX, Éh, Quem Disse Berenice, Racco, Surya, Farmaervas, Vult, além das gringas Aveda, Alva, Conair, Diane von Furstenberg Beauty, The Body Shop, Urban Decay e Victoria's Secret são algumas delas e já têm espaço cativo no meu coração.

- Clique aqui para ver a lista completa das empresas brasileiras que não realizam testes em animais -

- Clique aqui para ver a lista completa das empresas gringas que não realizam testes em animais -

Gostou? Se revoltou? Quer fazer a sua parte? Então seja um CONSUMIDOR CONSCIENTE! Para isso, informe-se e conheça os posicionamentos e práticas das empresas que fabricam seus produtos preferidos. Depois, exija o fim dos testes em animais - boicote, mande mensagem, compartilhe essas informações em suas redes sociais!

O consumo consciente é a arma mais poderosa para obrigar as empresas a adotarem práticas éticas e sustentáveis - seja com o meio ambiente, com os animais, com seus empregados ou mesmo com o consumidor. Então não se cale! Mostre seu engajamento e faça a diferença!

Saiba mais sobre o tema:

 



Categoria(s): Pra pensar

Follow Me on Pinterest

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

 
Categorias
Beleza
Bike
Coisinhas de casa
Desafio Vida Sustentável
Estilo
Faça Você Mesmo
Lifestyle
Lindezas
Lixo
Mente sã, corpo são
Pra pensar
Promoção
Publicidade
Testei
Top TED
Shopping EcoD
Abrasivo Digital