Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Você EcoD | Alternativas sustentáveis para embalar seus presentes de Natal

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

23 de Dezembro de 2010

 

Alternativas sustentáveis para embalar seus presentes de Natal

Nas vésperas do Natal, muita gente corre para comprar os últimos presentes e preparar todos os detalhes das celebrações. Para tornar a festa ainda mais bonita e sustentável, que tal inovar e deixar os papéis de presente e outros materiais descartáveis de lado e utilizar alternativa criativas e ecológicas para embalar os presentes?

Pode ser um papel bonito que está jogado em um canto da casa, uma garrafa PET, uma latinha de achocolatado, um tecido sem utilidade ou o que mais sua imaginação quiser.

Ao deixar de comprar embalagens tradicionais e optar por reutilizar algo que seria jogado fora, você evita a geração de lixo, economiza dinheiro e mostra ao presenteado o quanto você se importa em agradá-lo, oferecendo um presente que vai além do objeto.

Listamos abaixo algumas sugestões de embalagens, mas sinta-se livre para se inspirar e criar algo novo, ainda mais bonito e sustentável!

Mapas velhos

mapas.jpg
Foto: Kolby

A primeira opção pode está guardada no fundo do baú, junto com aqueles livros velhos da escola ou as lembranças de uma viagem. Com os novos aparatos tecnológicos, muitos mapas ficaram obsoletos ou desatualizados. Mas não pense em jogá-los no lixo! Eles podem ser transformados nos papéis de presente mais originais desse Natal!

Jornais

jornal.jpg
Foto: Marjon Kruik

Seu amigo secreto é um jornalista ou adorar ler as notícias em determinado periódico? O que acha de embalar o presente em folhas de jornal? Escolha uma capa bonita ou uma manchete especial e esqueça as embalagens descartáveis. Depois da festa, o material ainda pode ser facilmente reciclado.

Tecido

tecidos-1.jpg
Foto: Jeannie Fletcher

Sabes aqueles retalhos bonitos jogados no fundo do armário? Podem servir para o presente de uma amiga que adora aquela estampa. Uma boa opção é utilizar as técnicas Bojagi e Furoshiki. Basta um tecido quadrado, alguns nós e um pouco de criatividade para a confecção desta sacola, caixa ou embalagem para presentes – já que as opções são diversas.

Caixas

caixa.jpg
Foto: Eric Martin

Uma caixa bonita e resistente não é descartável como um pedaço de papel, portanto, é uma boa opção para quem não quer ver a lixeira cheia no dia 26 de dezembro. E você não precisa comprar uma nova. Se já tiver uma caixinha em bom estado, pode pintá-la ou fazer uma colagem bonita para deixá-la com a cara do presenteado, depois é só fazer um bom laço e arrematar o presente!

Calendários

calendario.jpg
Foto: i_yudai

Aquele calendário de 1999 cheio de imagens bonitas já não tem tanta serventia, concorda? Então que tal praticar o desapego e utilizá-lo na embalagem de um dos presentes da árvore de Natal? Além de evitar a compra de papéis novos, você ainda limpa as gavetas das coisas que já não usa e começa 2011 com as energias renovadas.

Arte das crianças

arte.jpg
Foto: Steve Loya

Eis uma sugestão para deixar qualquer mãe com o coração amolecido: peça à criançada que faça um desenho bem bonito em uma folha de papel comum e utilize a obra de arte para embalar o presente da mamãe. Certamente ele não será jogado fora nunca mais!

Garrafas PET

pet.jpgpet.jpg

Existem diversas opções de como usar a garrafa PET como embalagem. Uma das mais fáceis e cortá-la ao meio, guardar o presente e fechá-la novamente utilizando um laço ou fita para esconder a abertura. Você ainda pode ajustar o tamanho de acordo com o presente escolhido.

Lata de alumínio

latinha.jpg
Foto: Cintia Sibucs

Pode ser a lata do achocolatado, leite em pó ou o que mais tiver na cozinha. Retire o rotulo, lave-a bem e decore como quiser. Pode ser com tecido, papel, cola colorida ou o que sua criatividade mandar. Depois é só colocar o presente lá dentro e fechar.

Potes de vidro

vidro.jpg

Vasculhe a cozinha mais uma vez, e dessa vez procure por potes de geleia, sucos, leite, café, etc. Potinhos de vidro decorados são embalagens charmosas e que poderão ser reutilizadas de inúmeras formas pelo seu presenteado.

Gostou das sugestões? Então escolha uma (ou mais) e coloque-a em prática já nesse Natal!

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital