Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Você EcoD | Diga não!

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

04 de Julho de 2011

 

Diga não!

no.jpg
Se você não precisa, não aceite. É uma maneira simples e fácil de ajudar o planeta/Foto: Tyla'75

RRR: reduzir, reutilizar, reciclar. Esse conceito, pregado e defendido em todo o mundo, não segue essa ordem por acaso. Antes de reutilizar os objetos e reciclar o lixo é preciso reduzir ao máximo tudo o que possa ser descartado. Para fazer a sua parte, basta seguir uma regrinha simples; toda vez que alguém lhe oferecer algo que não for realmente necessário, diga não!

Incorporar essa ideia e se conscientizar de que muito do que consumimos poderia ser evitado é o primeiro e o mais importante passo para quem pretende se transformar em um consumidor consciente e um cidadão responsável pelo planeta.

Mas não adianta apenas ter a consciência de que determinado produto não é necessário, é preciso colocar esse conceito em prática. A melhor forma de fazer isso é também a mais simples. Diga não a tudo aquilo que for apenas acumular lixo ou suprir uma vontade passageira.

Pode ser um saquinho de guardanapos a mais na lanchonete, uma sacola plástica para carregar apenas um produto no supermercado, um panfleto de algum produto que você não pretende comprar ou uma amostra grátis que você não vai usar.

Apesar de simples, pode parecer estranho e até difícil, recusar algumas coisas. Para a psicóloga Graça Belov, a compulsão por adquirir tudo que for possível pode esconder uma necessidade de compensação efetiva. “O afeto é algo que não se pode comprar, ele é dado espontaneamente. Então quando a pessoa se sente carente, necessitada ou incompleta, ela pode manifestar essa falta comprando ou adquirindo coisas aparentemente desnecessárias”, informa.

“E a sociedade capitalista estimula esse processo”, completa. Para Belov, as pessoas recebem estímulos constantemente, o que agrava o processo de quem já tem tendência ao consumismo. A solução, para a psicóloga, é conscientização. “Para se dizer não, é preciso haver uma conscientização política e ideológica”, afirma.

Portanto, da próxima vez que te oferecerem alguma coisa que você não precise, diga não.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital