Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Você EcoD | Faça você mesmo: Sistema de gotejamento com garrafa PET

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

21 de Março de 2011

Leia Também
 

Faça você mesmo: Sistema de gotejamento com garrafa PET

capa.jpg

Sistemas de irrigação por gotejamento molham as plantas de forma lenta, contínua e controlada e garantem uma boa economia de água. Uma maneira fácil, barata e eficiente de ter um sistema como esse em seu jardim ou horta é seguindo este passo a passo, que mostra como fazer um gotejador reutilizando garrafa PET.

A ideia é de um grupo do Programa UFBA em Campo, desenvolvido na Atividade Curricular em Comunidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e surgiu para resolver um problema de pequenos agricultores da comunidade do Distrito de Cordoaria, interior da Bahia, que possuíam o solo pobre em nutrientes e muito seco em virtude da má irrigação.

Assim, o grupo de estudantes e professores da Universidade, coordenado pela Profa. Dra. Josanídia Santana Lima, decidiu buscar uma forma de solucionar o problema de maneira simples e com materiais baratos ou reutilizáveis.

“Chegou-se então ao desenvolvimento de um método de irrigação por gotejamento com a reutilização de garrafas PET associadas a um equipo (não utilizado) que permite controlar o fluxo de água que irá gotejar no solo”, contam.

Materiais:

materiais.jpg

  • Garrafa PET de 2 l ou de 5 l;
  • Equipo para soro fisiológico;
  • Chave de fenda;
  • Estaca de madeira;
  • Barbante de seis fios;
  • Tesoura.

1º passo: Tampinha

img1.jpg

Perfure o centro da tampinha da garrafa com a chave de fenda com cuidado para que este furo não seja muito grande.

2º passo: Equipo para soro

img2.jpg

Coloque uma das extremidades do equipo na tampinha da garrafa PET. Fique atento a um detalhe: na garrafa de 2 l deve-se acoplar apenas um equipo, enquanto que na garrafa de 5 l podem ser acoplados até dois equipos.

3º passo: “Janelinha”

img3.jpg

Com a tesoura corte na base da garrafa uma “janelinha”, onde um dos lados deve continuar fixo a garrafa para que depois de abastecida com água ela possa ser fechada.

img4.jpg

Este procedimento é necessário para se evitar a deposição de ovos pelo mosquito da dengue na água que fica armazenada. É por esta abertura que a água deverá ser colocada na garrafa.

Está pronto!

img5.jpg

Agora que seu gotejador já está pronto, basta prender a garrafa em uma estaca de madeira com o barbante e fincar a estaca próxima à planta que será irrigada.

Depois, fixe a extremidade que ficará gotejando no tronco da planta e ajuste a vasão pelo controlador que vem no equipo.

Agora é só aproveitar seu novo sistema e reabastecer a garrafa sempre que precisar. No experimento acima, a água chegou a durar três dias dentro da PET.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital