Editorias / Reduzir, Reutilizar, Reciclar
HOME | Você EcoD | Natal bom para o bolso e para o planeta

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

15 de Dezembro de 2008

 

Natal bom para o bolso e para o planeta

natal.jpg
Algumas dicas podem te ajudar a ter um natal mais econômico e eco-friendly/Foto: Alexandre Chang

Em época de crise econômica mundial as coisas não estão fáceis para ninguém. As despesas no final do ano também pesam no bolso e tornam essa época do ano ainda mais complicada. Mas com um pouco de criatividade é possível gastar menos nas festas de fim de ano e, de quebra ajudar a proteger o meio ambiente. Confira as dicas:

Planeje suas compras e não ceda aos impulsos. Essa é uma das melhores formas de evitar gastos desnecessários e que acabam pesando no bolso. Faça uma lista do que você precisa comprar e nada de levar as crianças com você para o shopping. Isso só aumenta as chances de voltar para casa com sacolas a mais. Agindo assim você estará economizando e fazendo jus ao consumo consciente.

Troque os cartões de natal por cartões virtuais. Juntando todos os cartões, selos e taxas de envio você pode acabar gastando um bom dinheiro no momento de desejar boas festas aos amigos e familiares. Que tal trocar esses cartões, que utilizam muitos recursos naturais e acabam virando lixo, por cartões virtuais? Eles são de graça, não poluem e fazem tanto sucesso quanto o tradicional.

Realize amigos secretos. Junte seus amigos e familiares e promova a brincadeira. Dessa forma você só precisa comprar um presente e pode escolher algo mais bacana para seu sorteado. Confira algumas dicas de presentes no Shopping EcoD.

Faça você mesmo. Você tem talento ou dotes manuais? Então que tal fazer você mesmo alguns presentes nesse natal? Use matérias primas recicladas e dê asas a sua imaginação. Você estará ajudando a reduzir a quantidade de resíduos nos lixões e ainda dará um presente único e cheio de personalidade. Aproveite e envie-nos uma foto ou vídeo de seu produto para a gente.

Combine de trocar os presentes por doações. Que tal sugerir aos seus amigos e familiares que ao invés de darem presentes uns aos outros vocês se reúnam e levem brinquedos, alimentos e outras doações a pessoas e organizações carentes ou que promovam ações de proteção ambiental? Com certeza eles precisam muito mais dessa atenção e não há época melhor para esse tipo de ajuda que o Natal.

Promova a redução do consumo em sua casa. Conscientize as pessoas mais próximas a serem consumidores responsáveis. Lembre-os que o consumismo desenfreado já se tornou um problema de ordem global e que é dever de todos reduzir, reutilizar e reciclar o que já temos antes de comprar algo novo. Isso evita a exploração de recursos naturais e o descarte de toneladas de lixo no planeta.

Não exagere na ceia. Tudo bem que o Natal é uma data especial e que o jantar do dia 24 deve ser farto. Mas não precisa exagerar. Prepare somente aquilo que será consumido e evite o desperdício de alimentos. Quase metade de toda a comida produzida no mundo é desperdiçada enquanto milhões de pessoas passam fome.

Leia também:

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital