Editorias / Dicas - Você EcoD
HOME | Você EcoD | Reduza o consumo do seu computador com papéis de parede econômicos

Dicas - Você EcoD

31 de Maio de 2011

Reduza o consumo do seu computador com papéis de parede econômicos

papel-de-parede.jpg
Quanto menor a claridade do seu monitor, menor é a energia consumida pelo computador.

Uma dica para economizar energia enquanto usa o computador é escolher imagens que sejam predominantemente pretas para o fundo de tela. Pensando nisso, o EcoD preparou diversas opções de papéis de parede feitos especialmente para evitar o desperdício de energia e que podem ser baixados facilmente na área de Downloads do Portal.

São seis opções de layouts com valorizam as cores escuras. Quanto maior a claridade da tela, maior é o consumo do monitor e, consequentemente, maior será a sua conta de luz. Por isso, evite imagens muito claras e regule o brilho e o contraste do monitor para um nível não muito exagerado.

O uso de telas pretas já é tendência em todo o mundo. Tudo começou com a BlackBack Web Theory (Teoria do Preto de Volta à Web) que afirma que sites com fundo branco podem gastar até 20% mais energia que sites com cores escuras.

A diferença do consumo se dá porque para apresentar o branco, a máquina precisa utilizar todas as cores da paleta, consumindo mais energia. Já para apresentar o preto (ausência de cor) ela funciona quase como se estivesse apagada, economizando eletricidade.

Cada cor consome uma quantidade específica de energia, dependendo da quantidade e dos tipos de tons que precisam ser misturados para apresentá-la. Baseado nessa escala foi criado o padrão chamado Emergy-C, um conjunto reunindo as cinco cores, que quando combinadas gastam apenas quatro watts a mais do que o preto total.

emergy-c-1.jpg
A paleta do Emergy-C reúne as cores mais econômicas para o uso nos computadores.

O Google, maior buscador da internet, criou uma versão preta da página original. Eles pretendem diminuir os gastos energéticos e aliviar os danos que o excesso de luminosidade pode causar aos olhos dos internautas. Com a redução do consumo de energia também é reduzida a quantidade de CO2 lançada na atmosfera por conta dessa atividade.

A idéia surgiu depois que um artigo foi publicado em um blog afirmando que o Google na versão negra poderia economizar três mil megawatts/hora por ano. A conta é a seguinte: uma página branca comum consome em média 74 watts para ser visualizada, já a mesma página com o fundo preto utilizaria apenas 59 watts.

Contando que o Google possui cerca de 200 milhões de acessos por dia e que cada busca dura cerca de 10 segundos, a economia final seria de 8,3 megawatts/hora por dia, ou três mil por ano.

Esses números já foram contestados por diversas pessoas, assim como a real economia de energia do projeto. Mas como disseram os próprios responsáveis pelo site, o importante é lembrar que todos nós precisamos dar pequenos passos para poupar a energia do planeta e reduzir as emissões de CO2 na atmosfera.

Download: Conheça a linha de papéis de parede para um menor consumo de energia.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Shopping EcoD
Abrasivo Digital