Editorias / Empresa Sustentável
HOME | Você EcoD | Sete dicas para ser mais sustentável no trabalho

Empresa Sustentável

15 de Setembro de 2011

Leia Também
 

Sete dicas para ser mais sustentável no trabalho

capa.jpg
Foto: Sxc.hu

Para a maioria das pessoas, o trabalho cosome boa parte do tempo e o escritório costuma ser o local onde se passa grande parte do dia. Pensando nisso, o Portal EcoD listou sete dicas simples de como aproveitar essas horas para contribuir com um planeta mais sustentável.

Trabalhe de casa

Converse com seu chefe e veja se há a possibilidade de, ao menos um dia na semana, você trabalhar em casa. Além de mais cômodo, ao evitar se deslocar até o seu local de trabalho você reduz a quantidade de carros na rua, ajuda a diminuir os engarrafamentos, o consumo de combustível e a poluição.

Essa tendência, batizada de Home Office ou Telecommuting, vem ganhando adeptos em todo o mundo. A razão é o fato de as organizações estarem focando cada vez mais em novos valores, como inovações, satisfação, responsabilidades, resultados e ambiente de trabalho familiar.

Deixe janelas e cortinas abertas

Seja em casa ou no escritório, manter janelas e cortinas abertas ajuda a reduzir o consumo de energia e melhora a qualidade do ar, já que aumentam a ventilação e permitem a entrada da luz natural. Além da economia energética, a luz do sol auxilia no conforto visual e no bem estar de quem está naquele ambiente. Isso porque com a iluminação solar há uma diminuição das distâncias focais, o que causa um relaxamento do sistema visual.

Por fim, manter o ar circulando ajuda a prevenir a “Síndrome do Prédio Selado”. Estudada há cerca de15 anos nos Estados Unidos, essa síndrome é causada pela falta de contato do ser humano com o meio externo. Segundo o estudo, nosso relógio biológico reage de forma favorável aos estímulos naturais, como a luz do dia. Por isso, quem trabalha ou fica muito tempo em locais fechados podem desenvolver o transtorno.

Reduza, reutilize e recicle o material de escritório

No trabalho, procure gerar a menor quantidade de lixo possível. Use com moderação clipes, grampos, bilhetes e envelopes. Sempre que possível, imprima nos dois versos do papel ou use-o para rascunhos e até para fazer um bloquinho de notas.

Para encorajar seus colegas de trabalho a se unirem à causa, uma boa idéia é fazer uma pequena “estação de reaproveitamento” no trabalho. Nesse local, as pessoas ficam livres para deixar objetos já usados, mas que ainda podem ser aproveitados, ou procurar por algo do qual estão precisando, sem apelar para a embalagem fechada.

Por fim, implante um sistema de coleta seletiva no escritório. Para isso é preciso disponibilizar coletores para papel, plástico, vidro e metal em pontos estratégicos da empresa, entrar em contato com a prefeitura ou com uma cooperativa para que colete o material e, claro, incentivar os funcionários a contribuírem e jogarem os resíduos no local certo.

Avalie antes de imprimir

Quando for imprimir um documento, especialmente e-mails, analise bem a necessidade desta ação antes de apertar o botão da impressora. Lembre-se que papel, tinta e energia estarão sendo gastos durante o processo e que, muitas vezes, os textos são lidos e jogados fora logo em seguida.

Para evitar esse desperdício, confira aqui algumas dicas para não imprimir sem necessidade:

• Se sua intenção é ter um arquivo inalterável, use um simples arquivo PDF em vez de imprimir;
• Use certificação digital em vez de assinar o documento;
• Use e-mail, em vez de fax;
• Quando realmente precisar usar um fax, tenha na sua empresa um servidor de fax - é mais econômico, seguro e flexível, já que o “fax” fica como uma foto e pode ser enviado para seu e-mail.
• Use uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em vez da nota convencional (ao menos nas cidades onde a prefeitura já liberou o uso).

Desconecte seus dispositivos eletrônicos e não deixe os aparelhos em stand by

Se você não estiver utilizando dispositivos eletrônicos, como HDs externos, scanners, fax e impressoras, desconecte-os do computador. Esses equipamentos consomem energia mesmo quando não estão sendo utilizados. O jato de tinta da impressora, por exemplo, mesmo em repouso consome 4,5 watts, ou 3,24 KWh em um mês. Essa energia é suficiente para manter uma lâmpada de 60 watts acesa durante 54 horas. Portanto, mantenha esse e outros equipamentos fora da tomada e ligue-os apenas na hora do uso.

A mesma dica serve para os equipamentos que têm a opção “stand by”. Aparelhos de ar-condicionado, monitores e projetores são alguns dos eletrônicos que podem estar sugando a energia da empresa silenciosamente sempre que são deixados parcialmente ligados sem necessidade.

Economize energia dos computadores

Os computadores são vitais na maioria das empresas, mas também são responsáveis por boa parte do consumo de energia. Para reduzir esse gasto, ajuste as opções de energia dos aparelhos e configure-os para ficarem em modo de espera quando estiverem inativos por algum tempo.

Desligar o monitor ou deixá-lo em repouso enquanto você dá uma saidinha ou participa de uma reunião é uma outra forma de economizar energia. Quando for investir em novos aparelhos, lembre-se que os notebooks são mais econômicos que os desktops. Se possível opte também por um monitor de LCD, que são mais econômicos e prejudicam menos a visão e escolha um computador que utilize uma fonte com PCF (Power Factor Correction) ativo em vez de uma genérica, pois a primeira desperdiça menos energia.

Seja adepto de ações sócioambientalmente responsáveis

Adote valores e trabalhe com transparência, valorize empregados e colaboradores, procure reduzir as agressões ao meio ambiente e promover a melhoria das condições ambientais, desenvolva produtos e serviços confiáveis em termos de qualidade e segurança, forneça instruções de uso e informe sobre seus riscos potenciais a clientes e consumidores, promova a comunidade local e comprometa-se com o bem comum.

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital