Editorias / Turismo Sustentável
HOME | Você EcoD | Você sabe arrumar sua mala?

Turismo Sustentável

29 de Janeiro de 2009

 

Você sabe arrumar sua mala?

bagagem-1.jpg
Bagagens menores e mais leves ajudam a poupar combustível e energia/Foto: Steve Cole

Basta chegar o mês de férias para todo mundo pensa em viajar. E não é para menos, conhecer novos lugares, outra cultura e descobri o que o mundo tem a lhe oferecer é uma das experiências mais gratificantes que uma pessoa pode ter. E nós sabemos que durante os preparativos, nada é mais empolgante do que fazer as malas, mas vá com calma! Confira aqui algumas dicas para tornar a sua bagagem mais amiga do meio ambiente e de quem for carregá-la.

1. Leve apenas o necessário. Essa dica é o primeiro passo na hora de organizar sua mala. Sim, é difícil (especialmente para as mulheres) abrir mão de muitas coisas “fundamentais” como o secador de cabelo ou aquela bota de cano alto e salto fino que ocupa um super espaço na bagagem. Tudo bem que existe uma remota possibilidade de talvez você usar aquilo tudo, mas pense bem e veja se vale mesmo a pena carregar todo aquele peso.

2. Retire todo o lixo da sua mala. Antes de começar a organizar a sua bagagem, retire aquilo que for virar lixo e faça o descarte adequado. Garanta que sacos plásticos, caixinhas e outros embrulhos desnecessários não acabem no lixão de alguma outra cidade.

3. O mais leve possível! Quanto mais pesada for a sua bagagem, mais energia será necessária para transportá-la, seja no carro, no avião ou nas suas costas. Por isso leve o mínimo de coisas possíveis e tente deixar a sua mala bem leve. Isso poupa combustível e torna seu transporte muito mais cômodo. Algumas companhias aéreas possuem limites de peso para as bagagens e quem ultrapassa esse limite tem que pagar altas taxas.

4. Leve menos roupa. Quem inventou aquele ditado “melhor sobrar do que faltar” certamente não sabia nada sobre sustentabilidade e deveria ter um carregador particular de bagagem. Garotas acreditem, vocês não precisam de cinco calças jeans, três vestidos, doze camisas e duas saias para passar uma semana na praia. Lembrem-se de que é possível usar algumas peças mais de uma vez e que em muitos lugares existem serviços de lavanderia.

5. Shampoo comunitário. Vai viajar com a família? Então que tal uma pessoa só levar alguns itens de higiene que podem ser usados por todo mundo, como shampoo, condicionador, pasta de dente ou protetor solar? Essa dica pode não funcionar para alguns alérgicos ou para cabelos que precisam de cuidados especiais, mas tirando essas exceções, deixar de carregar tanta tralha pode ser muito cômodo na hora de fazer as malas. Outra boa idéia é optar por embalagens econômicas, próprias para viagem. Elas ocupam menos espaço e carregam o suficiente para aqueles dias fora de casa.

6. Uma mala só. Acredite, é tudo que você precisa. Fique atento ao peso e ao material e prefira sempre as mais leves e feitas com tecidos reciclados ou que agridam menos o meio ambiente. Menos volume significa menos peso, que significa menos consumo de combustível e de energia para transportar aquela bagagem. Além disso, você não precisará ficar horas esperando suas malas aparecerem na esteira do aeroporto, corre menos risco de ter suas coisas extraviadas, não precisará pagar taxa extra nos aviões e táxis e, claro, terá menos peso para carregar entre um hotel e outro. 

Leia também:

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital