Biodiversidade

11 de Fevereiro de 2009






 

Rede Social do Bambu visa divulgar a planta multiuso

 
Existem mais de 1.300 espécies da planta/Foto: pietroizzo

O bambu é uma planta milenar multiuso com mais de 1.300 espécies e cerca de 4.500 utilizações catalogadas. No entanto, os detalhes de tanta diversidade e benefícios deste recurso natural deixam de fazer parte do conhecimento das pessoas. É por essa razão que a Rede Social do Bambu foi criada, recentemente, no Brasil, onde seu desenvolvimento é bastante acentuado nas cinco regiões do país.

A proposta da organização não-governamental é ser um ponto de encontro para comunidades e pessoas, além de uma rede de informações, relacionamentos e divulgação de conteúdo para pesquisadores, agricultores, engenheiros, arquitetos, construtores, designers, ecologistas, artesãos, educadores, músicos e todos os demais interessados. Dicas referentes à produção, manejo sustentável e consumo sustentável do bambu são veiculadas por meio da entidade.

No Brasil, o bambu é uma alternativa viável para iniciativas no campo da geração de renda, empreendedorismo social e no desenvolvimento local, devido ao seu rápido crescimento, somado a uma multiplicidade de utilizações, que vão desde o artesanato até o emprego da planta na construção civil. Um bom exemplo é o programa “Desenvolvimento do Ciclo do Bambu no Brasil”, criado em Minas Gerais com o apoio da Fundação Avina, em parceria com a empresa Vale.

 
O bambu é muito utilizado para artesanatos e na construção civil/Foto: fimmaker in japan

Já o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aplica recursos para apoiar projetos de investigação e desenvolvimento que buscam a inovação, a difusão do conhecimento ambiental e de tecnologias relacionadas à utilização dos bambus nos setores tanto da construção civil, como da indústria.

A Rede Social do Bambu já conta com mais de 180 integrantes. São pesquisadores, professores e demais profissionais com experiência e/ou curiosidade quanto ao cultivo da planta. Artesãos e músicos de países como Estados Unidos, Inglaterra, Colômbia, Equador e México também integram a organização. Cada membro do grupo pode manter um blog com fotos, vídeos, além de criar suas próprias comunidades e fóruns de discussão, sempre com o bambu como foco principal.

Leia também

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.



Dicas


 
Veja Mais Dicas
 

Guias


 
Veja Mais Guias
 


 

footer img
Abrasivo Digital

Contate-nos - [email protected]