Editorias / Educação
HOME | Conexão ONU | Iniciativa busca permitir acesso de deficientes visuais aos livros

Educação

27 de Outubro de 2010

 

Iniciativa busca permitir acesso de deficientes visuais aos livros

 
Iniciativa pretende garantir que as pessoas com deficiência visual ou outras dificuldades de leitura tenham acesso aos trabalhos publicados da mesma forma que as demais/Foto: Minneapolis Institute of Arts

Em uma iniciativa inédita apoiada pela ONU (Organização das Nações Unidas), os portadores de deficiência visual terão agora acesso a obras publicadas por meio de editoras intermediárias, que irão criar formatos acessíveis de publicações e compartilhá-las com as bibliotecas especializadas.

O novo acordo foi anunciado no último sábado, 23 de outubro, durante a reunião da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi), realizada na capital indiana, Nova Deli.

Estima-se que apenas 5% de um milhão de títulos impressos publicados no mundo a cada ano são acessíveis aos 340 milhões de deficientes visuais. Organismos internacionais especializados, tais como bibliotecas para cegos, assumiram a tarefa de adaptar os livros para o Daisy, Braille e outros formatos digitais especiais de alto custo.

“A Ompi tem o prazer de anunciar o lançamento desta colaboração inovadora e sem precedentes entre o setor privado e organizações de interesse público que visa facilitar o acesso dos deficientes visuais às obras publicadas”, destacou o diretor-geral da agência, Francis Gurry, que participou da reunião em Nova Deli. “O sucesso deste projeto, que representa uma efetiva parceria mundial para o desenvolvimento, exigirá o empenho e o investimento de todos os envolvidos”, acrescentou.

Por meio de uma gama de serviços de biblioteca e ofertas de editoras, a nova iniciativa pretende garantir que as pessoas com deficiência visual ou outras dificuldades de leitura tenham acesso aos trabalhos publicados da mesma forma que as demais, tanto nos países em desenvolvimento como nos desenvolvidos.

Com informações da Unic Rio

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital