Editorias / Ciência e Tecnologia
HOME | Notícias | Casa de bambu é alternativa de moradia sustentável

Ciência e Tecnologia

15 de Abril de 2009

 

Casa de bambu é alternativa de moradia sustentável

 
Casa feita à base de bambu lembra bastante os lares convencionais/Foto: Divulgação

Você já imaginou como seria viver em uma casa fosse feita de bambu? A princípio, a ideia soa estranha, até porque, geralmente, quando pensamos nesse tipo de material, logo nos vem a menta uma daquelas choupanas compostas de bambus empilhados. Mas saiba que um pesquisador chinês desenvolveu uma nova forma para construir casas com material à base de bambu. Detalhe: essas construções são mais baratas, leves e a prova de terremotos.

Radicado nos Estados Unidos, o doutor Yan Xiao, professor da Universidade do Sul da Califórnia, criou um sistema de processamento do bambu capaz de montar as residências através das mesmas técnicas de construção empregada nas casas de madeira. Batizada de GluBam®, a tecnologia já foi até patenteada e está em processo de licenciamento.

O material compósito formado com as placas de bambus dão resistência às construções. A casa de bambu, denominada “estilo Califórnia”, tem dois pavimentos, cinco quartos, três banheiros e um lavabo, além de sala com lareira, garagem para dois carros e demais aposentos. A área construída total é de 260 metros quadrados. Em suma, as casas feitas de bambu nada deixam à dever às norte-americanas, construídas apenas com placas de materiais compósitos ou com as chinesas, dotadas de material de alvenaria - mais poluente e prejudicial à biodiversidade.

 O bambu é uma planta milenar multiuso com mais de 1.300 espécies e cerca de 4.500 utilizações catalogadas
Planta milenar multiuso, bambu tem mais de 1.300 espécies e cerca de 4.500 utilizações catalogadas/Foto: loungerie

Vale destacar que a técnica de construção é a mesma utilizada nas casas tradicionais de madeira, com a fixação feita por parafusos, grampos e pregos. Segundo Xiao, a estrutura da casa é um marco no uso do bambu na construção moderna, mesmo ao se considerar a milenar tradição chinesa na construção de casas de bambu.Uma das grandes vantagens da casa de bambu é a sua maior resistência a abalos sísmicos. O Dr. Xiao espera que a tecnologia possa ser utilizada na reconstrução das áreas devastadas recentemente pelo terremoto na região de Sichuan, na China.

Desmatamento

A China tem as maiores áreas cultivadas com bambu em todo o mundo. Devido ao desmatamento acelerado, o governo recentemente colocou severas restrições à derrubada de árvores para a obtenção das madeiras tradicionais, o que abre maiores possibilidades para o uso da tecnologia de bambu na construção civil naquele país.

"A construção é muito mais fácil do que fazer as estruturas tradicionais de concreto armado usadas na China," afirmou Xiao. "A casa inteira pode ser construída por oito trabalhadores em um período de três meses." De acordo com o pesquisador, dada a grande disponibilidade de bambu na China, a casa poderá ser fabricada a um custo mais baixo do que as casas tradicionais de alvenaria.

*Com informações da University of Southern California, no site Inovação Tecnológica

Leia também

  • Rede Social do Bambu visa divulgar a planta multiuso
  • EcoDesign: potencialidades do bambu
  • O uso do bambu na construção do desenvolvimento sustentável
  • Exposição revela novas formas de utilização do bambu

Faça sua doação!

Estamos precisando muito da sua ajuda e qualquer valor doado é de grande importância.

Você pode impedir que este trabalho importante de conscientização acabe, fazendo sua doação. Todos os recursos obtidos serão utilizados para a manutenção de nossas atividades. Vale lembrar que todo conteúdo é 100% gratuito e acessível a qualquer cidadão.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação!

Comentários

Deixe sua opinião sobre este assunto.

Dicas
Veja Mais Dicas
Guias
Veja Mais Guias
 
Shopping EcoD
Abrasivo Digital